Casa Las Escaleras / Prado Arquitectos

Casa Las Escaleras / Prado Arquitectos - Mais Imagens+ 29

Hualpén, Chile
  • Arquitetos: Prado Arquitectos; Prado Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  425
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Prado Arquitectos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CHC, Hormigón visto, Siding
  • Arquitetos Colaboradores: Katia González, Daniel Pinilla
  • Engenheiro Estrutural: Juan Marcus Schwenk
  • Engenheira Elétrica: Isidora Gouet
  • Projeto De Segurança: Marcelo Valenzuela
  • Empreiteiro: Juan Pablo Grau
  • Arquitetos Responsáveis: Cristián Prado, Tomás Prado, Raúl Espinoza
  • Cidade: Hualpén
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Daniel Pinilla

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está na beira de falésias, 60 metros acima do mar, na península de Tumbes, Região de Bío-Bío.

© Daniel Pinilla

O conceito de dedicação integral à presença do Oceano Pacífico condiciona o gesto arquitetônico a uma atitude de simplicidade e modéstia espacial e recursos formais para deixar fluir a paisagem.

© Daniel Pinilla

Desta forma, o programa arquitetônico foi resolvido em volumes básicos e essenciais com, literalmente, recipientes pretos longitudinais assentados nos níveis descendentes da borda e desalinhados para não alterar ou tocar a vegetação endêmica e centenária de Peumos, Boldos e Ulmos.

© Daniel Pinilla

O volume definido adapta-se e submete-se à primazia arbórea da paisagem. Do caminho de chegada, os volumes escuros e estreitos transformam-se em espaços iluminados, abertos e transparentes em direção ao mar, onde é visto o ponto de acesso da casa.

Implantação
© Daniel Pinilla

Dessa forma, o programa flui e desenvolve-se pela ala Nordeste, onde os dormitórios estão localizados e na parte Noroeste, onde estão os espaços sociais, com somente uma escada fazendo a ligação. O interior aberto e contínuo é modulado pela proporção constante das treliças de madeira maciça repetidas. São feitas de toras de 8x8", de cipreste, enquanto as colunas e vigas configuram grandes planos ligeiramente inclinados no teto.

Planta Baixa - Térreo

Como consequência da barragem Ralco, uma floresta andina foi submersa, uma selva onde pode-se encontrar pedaços de madeira de cipreste de 8x8", e de onde foram obtidas as vigas de madeira, as colunas e as treliças da cobertura.

Corte

A materialidade complementar também inclui outros itens; os volumes interiores são em concreto aparente, os pisos em cimento e as paredes revestidas em madeira, ou com superfícies sintéticas pretas e brancas, que denotam sua condição de objetos acessórios ou complementares do espaço habitável.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Las Escaleras / Prado Arquitectos" [Las Escaleras Country House / Prado Arquitectos] 23 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793290/casa-las-escaleras-prado-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.