Embaixada da França e Instituto Francês em Jacarta / Segond-Guyon Architectes

Embaixada da França e Instituto Francês em Jacarta / Segond-Guyon Architectes - Imagem 2 de 30Embaixada da França e Instituto Francês em Jacarta / Segond-Guyon Architectes - Imagem 3 de 30Embaixada da França e Instituto Francês em Jacarta / Segond-Guyon Architectes - Imagem 4 de 30Embaixada da França e Instituto Francês em Jacarta / Segond-Guyon Architectes - Imagem 5 de 30Embaixada da França e Instituto Francês em Jacarta / Segond-Guyon Architectes - Mais Imagens+ 25

  • Arquiteto Local: Atelier 6 International
  • Instalações: MTC (França) / Metakom Pranata (Indonésia)
  • Estruturas: Atelier 6 International
  • Paisagismo: Frédéric Reynaud
  • Sustentabilidade: Greenbuilding
  • Construtora: Vinci Grands Projets / NKE
  • Cidade: Menteng
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
Embaixada da França e Instituto Francês em Jacarta / Segond-Guyon Architectes - Imagem 6 de 30
© Jerome Ricolleau

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Embaixada da França é estabelecida em Jacarta desde 1975, ao longo da avenida prestigiosa de Jalan Thamrin. O projeto do novo campus diplomático vem da vontade de reunir todos os serviços franceses diplomáticos e culturais presentes em Jacarta num único local.

Embaixada da França e Instituto Francês em Jacarta / Segond-Guyon Architectes - Imagem 4 de 30
© Jerome Ricolleau

O campus está localizado entre muitos arranha-céus e uma grande rodovia. Apesar de sua pequena escala, um prédio de cinco pavimentos, o campus está afirmando-se como um símbolo com dois volumes reconhecíveis. Neste contexto urbano confuso, o edifício se destaca graças à sua materialidade singular e homogênea. O projeto tem como objetivo fornecer uma arquitetura legível simples e clara.

Embaixada da França e Instituto Francês em Jacarta / Segond-Guyon Architectes - Imagem 16 de 30
© Jerome Ricolleau
Embaixada da França e Instituto Francês em Jacarta / Segond-Guyon Architectes - Imagem 25 de 30
Planta Baixa
Embaixada da França e Instituto Francês em Jacarta / Segond-Guyon Architectes - Imagem 5 de 30
© Jerome Ricolleau

O programa aborda: Chancelaria; funções econômicas, militares e culturais; Instituto Francês. Este encontro melhora a coesão entre todos os serviços. Mesmo que cada entidade opere de forma independente, todos eles são organizados em torno de pátios, circulações, espaços vazios e outras áreas comuns.

Embaixada da França e Instituto Francês em Jacarta / Segond-Guyon Architectes - Imagem 11 de 30
© Jerome Ricolleau

Ao resolver problemas urbanos, funcionais e de segurança, o projeto foi concebido como uma expressão clara de princípios de organização.

Embaixada da França e Instituto Francês em Jacarta / Segond-Guyon Architectes - Imagem 9 de 30
© Jerome Ricolleau

- Um embasamento de dois níveis preenche toda a área edificável. Ele inclui espaços frequentemente abertos ao público, como a zona controlada da Embaixada e as principais instalações do Instituto Francês (auditório, biblioteca e café). Este volume é revestido com pedras vulcânicas. Dois grandes recortes apontam as duas entradas separadas, uma para a Embaixada e outra para o Instituto;

Embaixada da França e Instituto Francês em Jacarta / Segond-Guyon Architectes - Imagem 10 de 30
© Jerome Ricolleau

- Sobem dois volumes deste embasamento: um de Chancelaria e outro de escritórios do Instituto. Sobre materialidade, há um importante contraste entre a escuridão de pedras vulcânicas do embasamento, e a clareza dos dois volumes na parte superior. Para ser adequado do ponto de vista da segurança e acessibilidade, o volume da Chancelaria é protegido por um chapa de alumínio perfurada, que proporciona sombras, confidencialidade e segurança.

Embaixada da França e Instituto Francês em Jacarta / Segond-Guyon Architectes - Imagem 13 de 30
© Jerome Ricolleau

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jl. M.H. Thamrin No.10, Menteng, Kota Jakarta Pusat, Daerah Khusus Ibukota Jakarta 10350, Indonésia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Embaixada da França e Instituto Francês em Jacarta / Segond-Guyon Architectes" [Embassy of France and French Institute in Jakarta / Segond-Guyon Architectes] 11 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793146/embaixada-da-franca-e-instituto-frances-em-jacarta-segond-guyon-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.