Residência em Quinta das Salinas / Produção de Arquitectura

Residência em Quinta das Salinas  / Produção de Arquitectura  - Janela, AidoResidência em Quinta das Salinas  / Produção de Arquitectura  - Fachada, PilarResidência em Quinta das Salinas  / Produção de Arquitectura  - Imagem 4 de 15Residência em Quinta das Salinas  / Produção de Arquitectura  - Sofá, Mesa, CadeiraResidência em Quinta das Salinas  / Produção de Arquitectura  - Mais Imagens+ 10

Faro, Portugal
  • Arquitetos: Vasco Lopes Arquitectos; Vasco Lopes Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  253
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CIN, Cortiza, Porcelanosa Grupo, Recer, Sanitana
  • Fiscalização De Obra: Densham & Moura Lda., Faro, Portugal
  • Construtor: Sistema ‘U’ Lda., Almancil, Portugal
  • Estabilidade: Rui Costa, Faro, Portugal
  • Decoração De Interiores: Eco-Lar, Quarteira, Portugal
  • Arquiteto Responsável: Vasco Lopes
  • Cidade: Faro
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Residência em Quinta das Salinas  / Produção de Arquitectura  - Fachada, Pilar
© Luís Henrique da Cruz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa de férias situada no lote 18, "Quinta das Salinas", Almancil, é a renovação e ampliação de uma edificação térrea pré-existente, dos anos 80, localizada numa zona residencial e turística no Sul de Portugal.

O projeto data de 2015 tendo a construção sido concluída em 2016.

Residência em Quinta das Salinas  / Produção de Arquitectura  - Janela, Aido
© Luís Henrique da Cruz
Residência em Quinta das Salinas  / Produção de Arquitectura  - Sofá, Mesa, Cadeira
© Luís Henrique da Cruz

Pretendeu-se incorporar o mais possível da estrutura pré existente, dando novas dinâmicas de uso e permitir a ampliação de um piso superior, composto por quarto principal, casa de banho, e um espaço escritório.

A área útil foi aumentada de uma casa existente de piso térreo de 150 m2, para uma casa de dois pisos com 253 m2, sendo 185 m2 no rés do chão e 68 m2 de piso superior.

Residência em Quinta das Salinas  / Produção de Arquitectura  - Imagem 4 de 15
© Luís Henrique da Cruz

A idéia projectada transformou uma casa celular e introvertida num espaço com design moderno de conceito aberto, com o entrelaçamento de espaços interiores e exteriores tanto a nível horizontal como a nível vertical. O seu principal objectivo foi fortalecer a relação entre os espaços interiores com o jardim e vistas para o mar. A escada exterior existente, que levava ao terraço original, tornou-se numa escada interior, que dá acesso para ao Quarto Principal / wc Suite/ Escritório.

Planta

As vistas espetaculares em direção à "Ria Formosa" e ao mar, mais além, foram expandidas devido à eliminação de paredes divisórias entre a zona da Cozinha/ Refeições /Sala de Estar, abrindo-se o mais possível para a zona da Piscina/ Jardim. Todo esse novo relacionamento para o exterior é enquadrado pelo pórtico/ moldura que formaliza a caixa construída sobre a casa existente.

Residência em Quinta das Salinas  / Produção de Arquitectura  - Mesa, Janela
© Luís Henrique da Cruz
Residência em Quinta das Salinas  / Produção de Arquitectura  - Janela, Cama, Dormitório
© Luís Henrique da Cruz

O declive do telhado existente virado a sul é transformado num espaço auditório exterior que também permite o acesso ao terraço superior.

O encaixe do novo volume sobre a casa antiga vem também enriquecer a relação vertical de espaços, criando um duplo pé-direito que liga o centro da casa em altura e permite a entrada de luz através desse grande lanternim.

Residência em Quinta das Salinas  / Produção de Arquitectura  - Janela, Fachada, Jardim
© Luís Henrique da Cruz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Quinta das Salinas / Produção de Arquitectura " 11 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793074/residencia-em-quinta-das-salinas-producao-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.