Shelter Global anuncia os vencedores do Concurso "Dencity 2016"

A Shelter Global, organização internacional sem fins lucrativos, anunciou os vencedores de seu segundo concurso anual "Dencity", que destaca soluções inovadoras para aprimorar as condições de moradias em favelas do mundo inteiro.

Com mais de um bilhão de pessoas vivendo atualmente em favelas, e espera-se que este número chegue a 2 bilhões em 2030, o concurso convocou arquitetos e urbanistas a "considerarem como a arquitetura pode empoderar as comunidades e permitir um futuro autossuficiente". Deste modo, o concurso é uma forma de promover novas ideias sobre como abordar a crescente densidade populacional em cidades informais.

Os vencedores da segunda edição do concurso "Dencity" são:

Primeiro Lugar: Jai Bhadgaonkar e Ketaki Tare; Mumbai

Primeiro Lugar: Jai Bhadgaonkar and Ketaki Tare; Mumbai. Imagem Cortesia de Shelter Global
Primeiro Lugar: Jai Bhadgaonkar and Ketaki Tare; Mumbai. Imagem Cortesia de Shelter Global

O primeiro lugar foi concedido a Jai Bhadgaonkar e Ketaki Tare de Mumbai. O projeto, Versova Koliwada, aborda problemas críticos relevantes ao desenho da comunidade de Koliwada. Eles propõe incorporar instrumentos flutuantes que impactariam positivamente no manguezal e nos recifes de coral. A base de ilhas flutuantes pode ser criada ao amarrar garrafas em redes de plástico e anexá-las a pranchas de madeira. O membro do júri, Katie Crepeau, aponta que a "proposta possui um profundo conhecimento não apenas sobre a comunidade local, mas sobre sua conexão mais ampla com a cidade de Mumbai, em âmbitos sociais, econômicos e políticos".

Segundo Lugar: Lauren Brosius; Philadelpia University

Segundo Lugar: Lauren Brosius; Philadelpia University. Imagem Cortesia de Shelter Global
Segundo Lugar: Lauren Brosius; Philadelpia University. Imagem Cortesia de Shelter Global

O segundo lugar foi concedido a Lauren Brosius, uma recém graduada da Philadelphia University. Seu projeto, Incremental Alex, focou na Cidade de Alexandra em Johannesburg, que é uma das áreas urbanas mais pobres do país. Sua proposta gira em torno da ideia de redefinir os financiamentos RPD para melhorar a infraestrutura, em vez de apenas construir casas. Ao providenciar residentes com disponibilidade de infraestrutura básica, permite com que eles tenham uma saída fora do ciclo da pobreza, assim como traz crescimento e formalidade para uma situação bem informal. O membro do júri, Julia King, crê que o projeto foi uma "ótima análise sobre uma área carente e periférica combinada com uma proposta consistente de como incrementar desenvolvimento habitacional".

Terceiro Lugar: Amira Abdel-Rahman, Gabriel Muñoz Moreno, Santiago Serna Gonzalez; Harvard University

Terceiro Lugar: Amira Abdel-Rahman, Gabriel Muñoz Moreno, Santiago Serna Gonzalez; Harvard University. Imagem Cortesia de Shelter Global
Terceiro Lugar: Amira Abdel-Rahman, Gabriel Muñoz Moreno, Santiago Serna Gonzalez; Harvard University. Imagem Cortesia de Shelter Global

O terceiro lugar foi concedido à equipe de Amira Abdel-Rahman, Gabriel Muñoz Moreno, Santiago Serna Gonzalez de Harvard. A proposta aborda a questão da ventilação nas favelas. O foco é melhorar as favelas existente e aprimorar o desempenho térmico por meio de um sistema passivo de energia de condicionamento do espaço. Peter William, da Archive Global, nota que este projeto "aborda um dos problemas mais urgentes em assentamentos informais, oferecendo soluções radicais".

Saiba mais sobre os vencedores e as seis menções honrosas, aqui.

Notícia e descrições dos projetos via Shelter Global.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "Shelter Global anuncia os vencedores do Concurso "Dencity 2016"" [Shelter Global Announces 2016 Dencity Competition Winners] 11 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793061/shelter-global-anuncia-os-vencedores-do-concurso-dencity-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.