Estúdio Pretto / Arquitetura Nacional

Estúdio Pretto / Arquitetura Nacional - Mais Imagens+ 48

  • Arquitetos: Arquitetura Nacional; Arquitetura Nacional
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bendito Verde, ESA Luminosos, Ilusion, LF Parthenon, Mezas, Portobello, Sensolo, Total Conforto, Up Móveis
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto surgiu da necessidade de mudança do antigo estúdio para um espaço novo e maior, mas ainda no mesmo bairro – o Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O prédio onde o novo estúdio se insere é recém construído e, por isso, foi mais fácil manter as características originais do espaço – a laje de concreto nervurada – característica muito marcante - estava intacta e foi deixada aparente.

© Marcelo Donadussi

A proposta buscou a máxima integração visual dos espaços – visto que o treinamento requer constante comunicação entre os professores e alunos. Porém, é necessária a setorização das respectivas zonas – recepção e estar, vestiários, área de aquecimento e treinamento. A forma de conseguir criar essa setorização foi através de mudanças nos pisos. A área de estar e recepção recebeu uma marcação mais forte: nela, piso, paredes e teto receberam pintura e revestimento na cor amarela. A ideia foi criar um espaço de estar que antes era inexistente no antigo espaço – uma área os alunos possam descansar e, mais importante, conviver entre si, fora do horário de treino. 

© Marcelo Donadussi
Planta
© Marcelo Donadussi

A área de treinamento é toda em tons de cinza e preto. O objetivo é que o aluno consiga de forma intuitiva entender o momento em que entra na zona de treinamento – uma forma de preparar o clima. Os pisos específicos para cada tipo de práticas se alternam ao longo do espaço, respeitando os fluxos de circulação. Pontos de cor são utilizados junto ao teto, em cordas em 5 tons diferentes, que começam todas juntas e percorrem os caminhos entre as nervuras do concreto – hora andam em paralelo, até que cada vez sigam seu próprio rumo. 

© Marcelo Donadussi
Diagrama
© Marcelo Donadussi

As divisórias são em aço, com desenho quadriculado, que remetem às antigas academias e áreas fabris. O uso de azulejos pequenos e neons também trazem um clima vintage para o estúdio. A ideia é de que seja um espaço atemporal, com elementos que remetam a coisas boas do passado, porém com uma linguagem simples e contemporânea. Nesse sentido, a escolha do mobiliário também foi com esse objetivo: que o estúdio possa crescer de forma saudável, com um caráter forte que dure ao longo dos muitos anos de sucesso futuro.

© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estúdio Pretto / Arquitetura Nacional" [Estúdio Pretto / Arquitetura Nacional] 09 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792905/estudio-pretto-arquitetura-nacional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.