Casa MA / Plan:b arquitectos

Casa MA / Plan:b arquitectos - Mais Imagens+ 21

Santa fé de Antioquia, Colômbia
  • Arquitetos: Plan:b arquitectos; Plan:b arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  595
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alejandro Arango
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Indural, Mármoles y granitos de Alicante, Rolformados
  • Ecossistema: Tropical Húmedo
  • Carpintaria: Mario Villamil
  • Direção Do Projeto: Felipe Mesa, Federico Mesa
  • Equipe De Projeto: Carlos Blanco, Daniel Tobón, Sebastián Serna, Anne Berkers, Gidka –Gloria Riberos, Laura Kate Correa, Esteban Hincapié, Maria Clara Osorio
  • Cidade: Santa fé de Antioquia
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Alejandro Arango

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto localiza-se em um ecossistema de floresta tropical seca, com uma temperatura anual média de 28 graus, uniforme ao longo do ano, característica do Vale do Rio Cauca. Devido a isso, fatores bioclimáticos como a geração de sombra ou o aproveitamento de ventilação natural foram determinantes no projeto.

© Alejandro Arango

TOPOGRAFIA

A casa adapta-se às condições topográficas de um lote que havia sido modificado anteriormente: uma ladeira inclinada foi cortada para criar uma área plana e um grande talude traseiro. Dada essa condição a casa faz uso da área plana, mas tentar restaurar o perfil da montanha localizando as zonas altas com dois níveis para a parte posterior, e as áreas baixas sombreadas para a frente. Em corte, definiu-se um corredor baixo à paisagem e dormitórios com dois níveis em direção à inclinação, conectados através de um telhado de concreto armado inclinado que conduz a passagem das correntes de vento das partes baixas até as mais altas.

Implantação

MÓDULOS

Em planta, a casa é definida a partir de quatro módulos que vão se enroscando em torno de uma árvore e à paisagem distante do Rio Cauca. No primeiro módulo localiza-se o dormitório principal, no segundo e no quarto se localizam dois dormitórios de hóspedes em cada um, e no terceiro os serviços e áreas sociais. Esses módulos conectados por um corredor, vão definindo um espaço exterior côncavo onde se acomodam a piscina e as zonas de lazer. A fragmentação em módulos e as mudanças de ângulo permitem que a casa aumente a área de fachada exposta às correntes naturais de ar e aumente, desse modo, sua permeabilidade.

© Alejandro Arango
Esquemas Estruturais
© Alejandro Arango

CIRCULAÇÃO

Nesse caso, e como na arquitetura tradicional da região, a circulação funciona como uma estância aberta, comprida e sombreada, lugar para pendurar redes e contemplar a paisagem; Para controlar o sol e poder fechar o espaço em algumas ocasiões, grandes portas metálicas de correr definem um padrão de perfuração de 60%, permitindo ventilação natural, mesmo nos momentos em que o espaço não está aberto. A casa foi localizado de modo que o corredor permaneça na sombreado em quase todo o ano.

© Alejandro Arango
© Alejandro Arango

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa MA / Plan:b arquitectos" [Casa MA / Plan:b arquitectos] 08 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792857/casa-ma-plan-b-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.