Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture

Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture - Imagem 2 de 19Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture - Imagem 3 de 19Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture - Imagem 4 de 19Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture - Imagem 5 de 19Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture - Mais Imagens+ 14

Limeil-Brévannes, França
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  385
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pascal Amoyel
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arsene Meignan, CBMA, CIDEG, CRUARD, EURO-ASCENSEURS, FLUID, Greenfield, STB terrassements, STC
  • Estrutura De Madeira: bet ICM
  • Requerente: Procédure adaptée
  • Fluids And Hqe/ Environmental Engineering: bet Louis Choulet
  • Building Cost: bet MDETC
  • Cliente: Ville de Limeil-Brévannes
  • Custo: 925 000 € HT
  • Cidade: Limeil-Brévannes
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture - Imagem 3 de 19
© Pascal Amoyel

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Comunitário Christian Marin participa ativamente da nova política de planejamento urbano iniciada pela prefeitura de Limeil-Brévannes: o bairro eco-sustentável Pasteur e o projeto de renovação urbana do bairro de Saint-Martin, que implica por volta de 700 unidades de moradia dispostas ao redor de um grande parque.

Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture - Imagem 18 de 19
Croqui

Em meio a este processo, durante a promoção do nosso patrimônio natural e humano, a cidade optou por seguir em frente com a construção de um centro comunitário, seguindo com o foco ambiental de alta qualidade com o objetivo de cumprir com os padrões energéticos que requer a etiqueta Passivhaus.

Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture - Imagem 14 de 19
© Pascal Amoyel

Este centro é uma primeira impressão que obtemos do bairro de Saint-Martin, esta infraestrutura pública é um claro sinal do compromisso do distrito por renovar-se e revalorizar-se.

Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture - Imagem 16 de 19
Detalhe

O centro comunitário exibe o novo panorama do "Place d'Aquitaine", situado na entrada do parque e que contrasta com o desenho arquitetônico dos edifícios circuncidantes, enquanto cria um harmonioso equilíbrio entre as escalas. Situado aos pés do frontão de um edifício parcialmente conservado, a escala do projeto permite trazer de volta o equilíbrio entre a escala humana e a altura dos edifícios que o rodeiam.

Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture - Imagem 7 de 19
© Pascal Amoyel

Tal disposição oferece uma nova percepção, destacando a intersecção entre o Parque de Saint-Martin, o distrito eco-sustentável Pasteur e a área central.

A instalação se expande desde o térreo até o primeiro pavimento. Sua dimensão alcança o frontão a fim de minimizar seu impacto. O teto verde que cobre o edifício remete a um prado em flor, se inclina à lateral e se estende verticalmente à parede para cobri-la e incorporá-la, o que permite que se torne uma ativa adição da renovação urbana (a plantação das flores se darão no final deste outono).

Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture - Imagem 13 de 19
© Pascal Amoyel

A peculiaridade do contorno do edifício é reforçada por seu revestimento de madeira bruta. A escolha de um material que contrasta com o habitual desenho da área tem como objetivo reafirmar o desenho de enriquecer a oferta arquitetônica disponível e ressaltar o compromisso ecológico com a área.

Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture - Imagem 15 de 19
Plantas

As grandes aberturas, dispostas em filas escalonadas, acentuam a generosidade do espaço interior, assim como a expressividade da aparência do edifício baseada no revestimento de madeira bruta. Este aspecto remete a um padrão têxtil por meio da utilização de duas madeira diferentes - madeira de lariço e madeira douglas - assim como um efeito de sombreado que gera luz que se reflete em cada painel de madeira.

Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture - Imagem 6 de 19
© Pascal Amoyel

Quatro grandes habitações, de diferentes formas e tamanhos, celebram a diversidade de atividades que a infraestrutura oferece, que dá as boas-vindas às crianças e jovens entre 11 e 18 anos, recebe reuniões de associações e atividades de cuidado com as pessoas, como exemplos. As habitações rodeiam um átrio que as unem física e simbolicamente aos serviços municipais. 

Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture - Imagem 12 de 19
© Pascal Amoyel

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Limeil-Brévannes, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Comunitário Christian Marin / Guillaume Ramillien Architecture" [Christian Marin Community Center / Guillaume Ramillien Architecture] 07 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792833/centro-comunitario-christian-marin-guillaume-ramillien-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.