Guia de arquitetura do Rio de Janeiro: 21 lugares para conhecer na cidade maravilhosa

Rio de Janeiro dispensa apresentações. Uma cidade de contrastes, tão diversa nas suas pessoas, natureza e arquitetura. Seus edifícios históricos de influência europeia, os ícones modernos do século XX e as recentes obras assinadas por arquitetos internacionais garantem um lugar no mapa da arquitetura mundial e pontuam a paisagem urbana da segunda maior cidade do Brasil.

A arquitetura de Santiago Calatrava e Diller Scofidio + Renfro se mescla a obras de Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Affonso Eduardo Reidy. Mas, como sabemos, o Rio de Janeiro não é feito apenas de arquitetura icônica, mas também é famoso por suas favelas, fruto de um crescimento urbano espontâneo e desordenado, que se tornaram uma marca da cidade. Veja, a seguir, um pequeno guia com alguns pontos arquitetônicos e turísticos imperdíveis.

Arquitetura internacional

Museu do Amanhã / Santiago Calatrava

Museu do Amanhã. Image © Bernard Lessa

Com uma clara assinatura de Calatrava, o museu inaugurou recentemente e apresenta várias exposições experimentais; é uma das intervenções que buscam "modernizar" o Porto Maravilha no Rio de Janeiro.

Cidade das Artes / Christian Portzamparc

Cidade das Artes. Image © Nelson Kon

Localizado na Barra da Tijuca, a obra de Portzampac é um grande complexo cultural, que serve como espaço para múltiplas apresentações e exposições ao longo do ano, além de ser sede da Orquestra Sinfônica Brasileira.

MIS Copacabana / Diller + Scofidio

MIS Copacabana. Image © Marcelo Horn / GOVERJ

O novo Museu de Imagem e Som do Rio de Janeiro pretende representar a cultura carioca através de exposições animadas e estimulantes. O desenho do edifício pretende reproduzir a experiência do famoso passeio marítimo de Copacabana. O edifício estava programado para inaugurar ainda neste ano, no entanto, as obras estão atrasadas devido à crise financeira.

Arquitetura moderna brasileira

Museu de Arte Contemporânea de Niterói / Oscar Niemeyer

MAC Niterói. Image © Flickr user gameoflight licensed under CC BY-NC-SA 2.0

Um dos edifícios mais icônicos de Niemeyer, não só enquadra vistas do Rio de Janeiro, como também oferece um espaço de exposição sem colunas para a arte contemporânea.

Catedral Metropolitana de São Sebastião / Edgar Fonceca

Catedral Metropolitana. Image © Flickr user vincentraal licensed under CC BY-SA 2.0

A Catedral do Rio de Janeiro, é conformada por uma estrutura de cônica, uma interpretação da arquitetura maia combinada com a arquitetura tradicional católica, através da presença dos vitrais em seu interior, feita por Edgar Fonseca.

Ministério de Educação e Saúde / Lucio Costa e equipe

MES/MEC. Image public domain via Wikimedia

O Palácio Gustavo Capanema é uma das representações mais icônicas do Estilo Internacional. O edifício é assinado por grandes nomes da Arquitetura Brasileira, a equipe de jovens arquitetos era formada por Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Jorge Moreira e Ernani Vasconcellos sob a liderança de Lúcio Costa. Além disso eles receberam assessorias Le Corbusier e o paisagismo assinado por Roberto Burle Max.

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro / Affonso Eduardo Reidy

Museu de Arte Moderna. Image © Wikimedia user Halley Pacheco de Oliveira licensed under CC BY-SA 3.0

Reidy também projetou um dos mais belos exemplos do potencial escultórico da arquitetura moderna. O museu está localizado no maior parque público do Rio de Janeiro, o Parque do Flamengo, que teve Roberto Burle-Marx como um dos principais autores.

Parque Eduardo Guinle / Lucio Costa

Parque Eduardo Guinle. Image © Nelson Kon

Em 1943, Lúcio Costa transformou o terreno do Parque Eduardo Guinle ao adicionar seis torres residenciais. É um exemplo primordial das aspirações utópicas brasileiras na arquitetura moderna.

Pavilhão de São Cristóvão / Sérgio Bernardes

Pavilhão de São Cristóvão / Sérgio Bernardes. Via Bernardes Arquitetura

Também conhecido como Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, o pavilhão, foi concluído em 1962, promove a cultura e o comércio de produtos nordestinos. Foi concebido para abrigar a Exposição Internacional de Indústria e Comércio durante o governo Juscelino Kubitschek.

Arquitetura histórica

Real Gabinete Português de Leitura / Rafael da Silva e Castra

Real Gabinete Português de Leitura. Image © Flickr user gameoflight licensed under CC BY-NC-SA 2.0

Como se fosse uma catedral dos livros, o edifício do século XIX abriga livros que vieram de coleções privadas de três imigrantes portugueses. A biblioteca agora detém o título de possuir o maior acervo de literatura portuguesa fora de Portugal.

Teatro Municipal do Rio de Janeiro / Francisco de Oliveira Passos

Teatro Municipal do Rio. Image © Flickr user gameoflight licensed under CC BY-NC-SA 2.0

O Teatro Municipal é um dos mais importantes e belos teatros do Brasil. Está localizado no centro da cidade e é o cenário para apresentações de dança e música clássica.

Parque Lage / Mario Vodrel

Parque Lage. Image © Jonas Santin, via Flickr. Licença CC BY-NC 2.0

A antiga casa privada de Enrique Lage é agora um parque público, com trilhas pela floresta tropical, e uma escola de artes. Em 2015, os artistas do Penique Productions transformaram o local através da intervenção "A Piscina do Parque Lage".

Antiga Catedral do Rio de Janeiro

Antiga Catedral. Image © Wikimedia user Halley Pacheco de Oliveira licensed under CC BY-SA 4.0

Antes de ser substituída pela nova catedral carioca em 1976, a Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo - que possui impressionantes ornamentos rococó - era a sede da Arquediocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. 

Comunidades

Favela Santa Marta

Santa Marta. Image © Flickr user alobos Life licensed under CC BY-NC-ND 2.0

A favela de Santa Marta está localizada no Botafogo e possui praticamente oito mil residentes. Em 2011, a Praça Cantão recebeu uma intervenção da Favela Painting Foundation feita pelos artistas Haas and Hahn. A favela foi a primeira a ser pacificada no Rio de Janeiro e é possível ir até seu topo - onde existente vistas impressionantes - utilizando o transporte funicular.

Teleférico do Complexo do Alemão / Jorge Mario Juaregui

Teleferico do Complexo do Alemão. Image © Flickr user pacgov licensed under CC BY-NC-ND 2.0

Este teleférico é composto por sete estações e utilizado diariamente pelos residentes do morro como uma conexão com as redes de transporte da cidade; seu trajeto de 45 minutos pode te mostrar muito sobre um Rio de Janeiro além das praias.

Parque das Ruínas

Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Foto: Richard Günter

Localizado em uma das ladeiras do bairro de Santa Teresa, o espaço é dedicado a várias expressões artísticas, como as artes visuais e cênicas, a música, a dança e o cinema. O espaço recebe projetos desenvolvidos por artistas emergentes ou já consagrados visando à promoção da cultura do Rio. 

Arquitetura contemporânea

MAR – Museu de Arte do Rio / Bernardes + Jacobsen Arquitetura

MAR. Image © Leonardo Finotti

O MAR é um grande complexo que inclui não apenas um museu, mas também uma escola e espaços culturais de lazer.A construção do museu feita em 2013 exigiu a unificação e uma nova proposta para os três edifícios pré-existentes: o Palacete Dom João, o prédio da polícia e da antiga estação central de ônibus do Rio.

Estação Uruguai / JBMC Arquitetura e Urbanismo

Estação Uruguai. Image © Nelson Kon

Esta estação está localizada numa antiga área de estacionamento, conhecida como "rabicho da Tijuca" antes de ser renovada e se tornar parte da extensão da linha 01. Os arquitetos do JBMC também assinam o Complexo Elevador Rubem Braga, que também é conectado ao metrô e oferece um mirante para a praia de Ipanema. Vale a visita!

Centro para a Homeless World Cup / Architecture For Humanity

Homeless World Cup Legacy Center. Image Courtesy of Architecture for Humanity

Depois da 2010 Homeless World Cup, a estrutura criada pela união de várias equipes, incluindo a Nike e Bola para Frente, foi reaproveitada como um centro cultural para a comunidade e utiliza o futebol como uma ferramenta para a capacitação em Santa Cruz.

Capela Joá / Bernardes Arquitetura

Capela Joá. Image © Tuca Reines

Esta capela contemporânea está numa colina e reflete sua busca conceitual pela simplicidade. Através de uma construção sistematizada foi criado um volume de panos de vidro que mimetizam o pequeno objeto à floresta através do reflexo das árvores.

Estádio do Maracanã

Maracanã. Image © Schlaich Bergermann und partner

As cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas 2016 aconteceram no estádio, que já possui uma lista longa de eventos desde sua inauguração em 1950.

Veja a seguir um resumo dos 21 lugares para visitar:

  • Museu do Amanhã / Santiago Calatrava
  • Cidade das Artes / Christian Portzamparc
  • MIS Copacabana / Diller + Scofidio
  • Museu de Arte Contemporânea de Niterói—MAC / Oscar Niemeyer
  • Catedral Metropolitana de São Sebastião / Edgar Fonceca
  • Ministério de Educação e Saúde / Lucio Costa e equipe
  • Museo De Arte Moderna / Affonzo Eduardo Reidy
  • Parque Eduardo Guinle / Lucio Costa
  • Pavilhão de São Cristóvão / Sérgio Bernardes
  • Real Gabinete Português de Leitura / Rafael da Silva e Castra
  • Rio de Janeiro Municipal Theater / Francisco de Oliveira Passos
  • Parque Lage / Mario Vodrel
  • Old Cathedral of Rio de Janeiro
  • Favela de Santa Marta
  • Teleférico do Complexo do Alemão / Jorge Mario Juaregui
  • Parque das Ruínas
  • Museu de Arte do Rio (MAR) / Bernardes + Jacobson Arquitetura
  • Estação Uruguai / JBMC Architects
  • Centro para a Homeless World Cup / Architecture For Humanity
  • Capela Joá / Bernardes Arquitetura
  • Estádio Maracanã / Schlaich Bergermann und Partner

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Doroteo, Jan. "Guia de arquitetura do Rio de Janeiro: 21 lugares para conhecer na cidade maravilhosa" [All The Architecture To See in Rio de Janeiro During the 2016 Olympics] 23 Out 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792773/guia-arquitetonico-dos-edificios-que-voce-deve-conhecer-no-rio-de-janeiro-durante-as-olimpiadas-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.