15 lugares para visitar que revelam a história de São Paulo

Fundada em 1554, a capital paulista ainda conserva espaços e construções emblemáticas que contam a sua trajetória até alcançar o posto de maior metrópole do Hemisfério Sul do planeta. Camadas sobrepostas talvez não sejam a analogia mais adequada para descrever a coexistência de ícones, marcos e lugares que trazem consigo eventos pontuais e situações históricas dos últimos quatro séculos e meio que ajudaram a compor, lentamente, o emaranhado físico, psíquico e afetivo chamado São Paulo. 

O site São Paulo City compilou uma lista de 15 lugares para visitar e conhecer um pouco mais da história da cidade. Acompanhe, em ordem cronológica, a história de São Paulo, a seguir:

Pateo do Collegio. Image Cortesia de São Paulo City

1. 1554 – A data não podia ser melhor representada do que pelo Pateo do Collegio, local emblemático, localizado no centro da São Paulo, onde ocorreu a cerimônia oficial de fundação da cidade.

Mosteiro de São Bento. Image Cortesia de São Paulo City

2. 1598 – O Mosteiro de São Bento faz referência aos beneditinos que chegaram à cidade neste ano. Em 1634, foi criada a Abadia e a capela foi dedicada a São Bento. Foi nele que o Papa Bento XVI ficou hospedado durante sua visita ao país.

Rua 25 de Março. Image Cortesia de São Paulo City

3. 1825 – Passear pela Rua 25 de Março não é só prazeroso por encontrar muita variedade de produtos, que vai de roupas a enfeites, a preços populares. A rua remete ao ano 1825, data de seu surgimento, quando imigrantes árabes abriram as primeiras lojas no local. Além disso, o nome faz alusão à data da criação da primeira constituição brasileira outorgada pelo imperador D. Pedro I.

Faculdade de Direito da USP. Image Cortesia de São Paulo City

4. 1827 – Com o Brasil já independente (1822), a cidade de São Paulo ganha uma importante instituição, a Academia de Direito, localizado no Largo São Francisco. Foi responsável por formar figuras públicas importantes, que protagonizaram movimentos que marcaram a história do país, como as Diretas já.

Solar da Marquesa de Santos. Image Cortesia de São Paulo City

5. 1834 – Quem visita o Solar da Marquesa, no centro da capital paulista, faz uma viagem a 1834, data em que a marquesa de Santos, amante do imperador Dom Pedro I, comprou o sobrado.

Bovespa – Foto: tvcanal13.com. Image Cortesia de São Paulo City

6. 1890 – A data marca a fundação da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Hoje é considerado o maior centro de negociação de ações da América Latina.

Avenida Paulista – Foto: Ciro Amado. Image Cortesia de São Paulo City

7. 1891 – É neste ano que é inaugurada a avenida mais famosa da cidade, Avenida Paulista, local onde os barões do café – ouro negro que movimentou a economia brasileira no século XIX – construíram suas mansões. Algumas dessas construções foram consideradas Patrimônios Históricos, como a residência de Joaquim Franco de Mello construída em 1905 (número 1919 da Avenida) e a Casa das Rosas, que era a casa de Ernesto Dias de Castro, construída em 1935 (número 37).

Estação da Luz. Foto: José Cordeiro/SPTuris. Image Cortesia de São Paulo City

8. 1901- A data também é marcada pela fundação da Estação da Luz, inspirada na Abadia de Westminster, de Londres. Bem próximo a ela está o Museu da Língua Portuguesa.

Região do Anhangabaú, no Centro da cidade. Foto: José Cordeiro/SPTuris. Image Cortesia de São Paulo City

9. 1910 – A data é um marco entre a velha e a nova cidade de São Paulo, delimitada pelo Vale do Anhangabaú. Até a data de independência do país (1822), a área era uma chácara de propriedade do Barão de Itapetininga, onde os moradores vendiam chá e agrião. Para chegar ao outro lado do morro era preciso atravessar a Ponte de Lorena, que em 1855 se transformou na Rua Formosa. A urbanização veio com o projeto e construção do Viaduto do Chá, em 1877.

Edifício Martinelli. Image Cortesia de São Paulo City

10. 1929 – Uma visita ao Edifício Martinelli, idealizado pelo italiano Giuseppe Martinelli, faz uma alusão a data, que marca a fundação do primeiro arranha céus da América Latina. O edifício se localiza no centro de São Paulo, entre as ruas São Bento, a famosa Avenida São João e a Rua Libero Badaró.

O obelisco Mausoléu dos Heróis de 32 –. Foto: José Cordeiro/SPTuris. Image Cortesia de São Paulo City

11. 1932 – Uma passada pelo jardim que aponta para a Avenida 23 de Maio, onde está localizado o Obelisco do Ibirapuera (Obelisco Mausoléu) é voltar para o ano de 1932 e recordar a Revolução Constitucionalista. O monumento foi inaugurado em 1955 e guarda os corpos de alguns dos combatentes. O nome da Avenida também faz referência à data que marca a morte dos quatro estudantes (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo).

Mercado Municipal de São Paulo – Foto: Rubens Chiri. Image Cortesia de São Paulo City

12. 1933 –  Foi neste ano que foi inaugurado o Mercado Municipal de São Paulo, o conhecido Mercadão, que funciona na Rua 25 de Março.

Estação Julio Prestes – Foto: Tuca Vieira. Image Cortesia de São Paulo City

13. 1938 – A data remete ao surgimento da Estação Júlio Prestes, importante via para o transporte dos produtos da indústria cafeeira. Hoje, a edificação abriga a sede da Secretaria de Cultura de São Paulo e a Sala São Paulo.

Parque do Ibirapuera. Image Cortesia de São Paulo City

14. 1954 – É o ano que comemora os 400 anos da cidade de São Paulo. Por esse motivo, a capital inaugurou o Parque Ibirapuera, o mais conhecido e frequentado parque da cidade. Junto a ele, foi inaugurado o Monumento às Bandeiras.

Catedral da Sé. Image Cortesia de São Paulo City

15. 1954 – O 4º centenário da capital também é comemorado com a inauguração da Catedral e da Praça da Sé. Em frente à Catedral, está o Marco Zero, monumento de mármore em forma de hexágono com um mapa das estradas que partem de São Paulo a outros estados.

A lista de locais e monumentos para visitar em São Paulo e a descrição dos pontos foi elaborada por Miguel Garcia e publicada originalmente como "15 lugares para visitar que revelam a história de São Paulo" na página São Paulo City em abril de 2016.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "15 lugares para visitar que revelam a história de São Paulo" 03 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792559/15-lugares-para-visitar-que-revelam-a-historia-de-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.