Clube Terras Alpha Dourados / Projeto Paulista Arquitetura

Clube Terras Alpha Dourados  / Projeto Paulista Arquitetura - FachadaClube Terras Alpha Dourados  / Projeto Paulista Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela, PátioClube Terras Alpha Dourados  / Projeto Paulista Arquitetura - Imagem 4 de 22Clube Terras Alpha Dourados  / Projeto Paulista Arquitetura - Fachada, AidoClube Terras Alpha Dourados  / Projeto Paulista Arquitetura - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Projeto Paulista Arquitetura; Projeto Paulista Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  680
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luis Mauro Freire
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Celite, Eliane, Lorenzetti, Panisol
  • Estrutura Concreto E Aço : Projetal Projeto Estrutural e Consultoria
  • Hidráulica, Elétrica, Climatização : RM Engenharia
  • Luminotécnica: Marcos Castilha Arquitetura de Iluminação
  • Interiores : Oca Oficina de Criação e Arquitetura
  • Paisagismo: Quinta Arquitetura Design e Paisagismo
  • Autores: Luis Mauro Freire e Maria do Carmo Vilarino
  • Colaboradora: Zula Matias
  • Cidade: Dourados
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Clube Terras Alpha Dourados  / Projeto Paulista Arquitetura - Imagem 7 de 22
© Luis Mauro Freire

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um clube de lazer para atender os futuros moradores de empreendimento imobiliário localizado em área de expansão urbana da cidade de Dourados, MS. O clube foi projetado para atender à aproximadamente 600 famílias moradoras do condomínio e seus futuros amigos e visitantes.

Clube Terras Alpha Dourados  / Projeto Paulista Arquitetura - Imagem 4 de 22
© Luis Mauro Freire
Clube Terras Alpha Dourados  / Projeto Paulista Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela, Pátio
© Luis Mauro Freire

O lote do clube localiza -se no eixo central de acesso do condomínio e junto à um lago na porção nordeste da área. Devido à declividade suave do terreno em direção ao lago, é possível, desde da entrada do empreendimento, visualizar o clube que se coloca paralelo à rua de acesso e, através da edificação e de longos muros longitudinais, resguardam-se as áreas de lazer de olhares externos.

Planta Baixa
Planta Baixa

O clube, em forma de ‘L”, procura definir duas áreas com diferentes condições de privacidade para as atividades que se desenvolvem no lote. Na porção sul do lote, localizam-se as quadras esportivas, abertas para a esquina e para os lotes situados na rua lateral. Na porção central do lote, localizam-se as piscinas que, protegidas pela volumetria do clube, se voltam para o norte e para a linda paisagem do lago.

Clube Terras Alpha Dourados  / Projeto Paulista Arquitetura - Fachada
© Luis Mauro Freire
Clube Terras Alpha Dourados  / Projeto Paulista Arquitetura - Imagem 14 de 22
© Luis Mauro Freire

O programa do clube é organizado em duas alas, uma disposta em paralelo à rua de acesso e que abriga o salão de festas, bar, cozinha, ambientes de apoio e pátio de serviço. A outra compreende a sauna, vestiários, fitness, salão de jogos e churrasqueira. A implantação em forma de “L” permite que todos os ambientes de voltem para a área da piscina e consequentemente para o lago. A circulação avarandada interliga todos os ambientes e propõe caminhos em direção às quadras e ao lago, onde, através de um pequeno deck flutuante, as pessoas podem ter contato direto com a água.

Corte
Corte

A edificação do clube é muito simples e é composta de planos verticais de alvenaria revestidos de tijolo de barro que apoiam, em níveis diferentes, planos horizontais de coberturas planas. Utilizou-se estrutura de concreto para as alvenarias de fechamento e estrutura metálica para apoio de telhas de aço termoacústicas para a cobertura. Um brise em chapa perfurada de aço protege o salão de festas da incidência de sol na face oeste. Um pórtico de acesso e um bloco de apoio junto à entrada do condomínio completam o conjunto edificado.

Clube Terras Alpha Dourados  / Projeto Paulista Arquitetura - Imagem 9 de 22
© Luis Mauro Freire

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dourados, MS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clube Terras Alpha Dourados / Projeto Paulista Arquitetura" 05 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792533/clube-terras-alpha-dourados-projeto-paulista-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.