Apartamento em Higienópolis / Verso Arquitetura

Apartamento em Higienópolis / Verso Arquitetura - Bancada, Pia, CadeiraApartamento em Higienópolis / Verso Arquitetura - Mesa, Sofá, Prateleira, CadeiraApartamento em Higienópolis / Verso Arquitetura - CadeiraApartamento em Higienópolis / Verso Arquitetura - Mesa, Cadeira, JanelaApartamento em Higienópolis / Verso Arquitetura - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Verso Arquitetura; Verso Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  137
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cubo Marcenaria, Equigás, Marcenaria Araucaria, Reka Iluminação
  • Construção: Arq. Juliana Fiorini (gerenciamento)
  • Autora: Arq. Juliana Fiorini
  • Coautora: Arq. Deborah de Carvalho Almonacid
  • Colaboradora: Arq. Gleice Martins
  • Estagiárias: Raisa Drumond, Natalia Romeu, Natalia Duran, Julia Moreira
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento em Higienópolis / Verso Arquitetura - Sofá, Mesa, Prateleira, Cadeira
© Pedro Napolitano Prata

Descrição enviada pela equipe de projeto. A distribuição dos ambientes deste apartamento em Higienópolis encontrava-se, em sua situação original, demasiadamente compartimentada, resultando em áreas funcionalmente desperdiçadas e inadequadas às necessidades do novo morador, com baixo aproveitamento da iluminação e da ventilação natural.

Apartamento em Higienópolis / Verso Arquitetura - Cadeira
© Pedro Napolitano Prata
Apartamento em Higienópolis / Verso Arquitetura - Mesa, Sofá, Janela, Cadeira
© Pedro Napolitano Prata

O projeto arquitetônico de reforma teve como diretrizes a integração entre ambientes, a ampliação e a desobstrução dos espaços, sobretudo aqueles de convívio coletivo. Priorizou-se também a otimização das áreas de circulação e de serviços, que foram em grande parte incorporadas aos ambientes de uso diário e de estar.

Planta Baixa
Perspectiva

A estratégia fundamental, adotada no projeto para a reestruturação dos espaços, foi o deslocamento da posição da cozinha para o eixo central das áreas de convívio coletivo. Com base nesta reestruturação da planta, a integração entre as áreas de serviço e as áreas sociais do apartamento deu-se através da demolição das paredes que originalmente separavam estas duas alas.

Apartamento em Higienópolis / Verso Arquitetura - Bancada, Janela
© Pedro Napolitano Prata
Apartamento em Higienópolis / Verso Arquitetura - Bancada, Pia, Cadeira
© Pedro Napolitano Prata

O espaço da cozinha foi organizado em torno de uma grande bancada central, que funcionalmente abriga o fogão, a área de preparo de alimentos e um balcão para refeições rápidas. Caracterizada pela geometria retangular e alongada, esta bancada foi estrategicamente posicionada no sentido perpendicular ao eixo central de circulação do imóvel, possibilitando o fluxo transversal em suas laterais e favorecendo a continuidade espacial entre os ambientes da cozinha e das salas de estar e jantar. A integração do terceiro dormitório à sala de estar também contribuiu para a ampliação das áreas sociais e para a percepção de conjunto nos espaços do apartamento.

Apartamento em Higienópolis / Verso Arquitetura - Bancada, Cozinha, Pia
© Pedro Napolitano Prata
Apartamento em Higienópolis / Verso Arquitetura - Mesa, Sofá, Janela, Iluminação, Cadeira
© Pedro Napolitano Prata

Sob o aspecto do conforto ambiental, a integração dos espaços possibilitou maior eficiência no aproveitamento da iluminação e da ventilação cruzada natural, provenientes das grandes janelas existentes nas laterais opostas do imóvel  [as quais se encontravam, anteriormente, interrompidas pelas paredes do corredor central que separava a planta em duas alas distintas]. Como resultado, os ambientes do apartamento transformaram-se, após a reforma, em espaços contínuos e desobstruídos, bem iluminados e providos de sistema de ventilação natural cruzada.

Apartamento em Higienópolis / Verso Arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira
© Pedro Napolitano Prata

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Higienópolis, São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento em Higienópolis / Verso Arquitetura" 06 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792505/apartamento-em-higienopolis-verso-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.