Material em Foco: Casa dos Caseiros por 24.7 arquitetura

Este artigo é parte da nossa nova série "Material em Foco", onde os arquitetos compartilham conosco como se dá o processo de criação através da escolha de materiais que definem parte importante da construção de seus edifícios.

A Casa dos Caseiros, foi projetada pelo escritório 24.7 arquitetura. O projeto com 70 metros quadrados surge de uma encomenda privada de um projeto de habitação de interesse social a ser construído em steel frame e em grande escala, em algumas cidades do estado do Rio de Janeiro. Nós conversamos com o arquiteto Giuliano Pelaio para saber mais sobre as escolhas dos materiais e sobre os desafios do projeto.

Quais são os principais materiais usados no projeto em questão?

GP: Bloco estrutural de concreto, esquadria de alumínio, vidros, telha termoacústica.

© Pedro Kok

Quais foram suas maiores fontes de inspiração e influência quando estava escolhendo os materiais empregados no projeto?

GP: Racionalização construtiva, domínio da mão de obra, facilidade construtiva, preço.

© Pedro Kok

Descreva como as decisões relativas aos materiais influenciaram a concepção do projeto.

GP: Neste caso, a modulação prevista em projeto pela família dos blocos de concreto, determinaram toda a estruturação e dimensões dos ambientes da casa.

© Pedro Kok

Quais foram as vantagens que este material ofereceu para a construção do projeto?

GP: Agilidade na construção, domínio da mão de obra local, custo reduzido da obra.

© Pedro Kok

A escolha dos materiais impôs algum tipo de desafio ao projeto?

GP: Não necessariamente um desafio, mas a escolha do material exigiu a sua correta interpretação e domínio para explorar ao máximo as suas possibilidades de modulam, o que trouxe muitos benefícios para o custo e tempo de construção da mesma.

© Pedro Kok

Você chegou a considerar outras possibilidades de materiais para o projeto? Caso afirmativo, como isso teria alterado o projeto?

GP: Em um primeiro momento a casa foi pensada para ser construída em steel frame. Devido a uma mão de obra especializada, escassa e mais cara, fomos obrigados a adaptar para um sistema mais popular, tendo em vista a função para a qual se destina.

© Pedro Kok

Como você pesquisou fornecedores e construtores adequados aos materiais empregados no projeto?

GP: Todos os fornecedores deste projeto já eram nossos parceiros.

Casa dos Caseiros / 24.7 arquitetura design

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Joanna Helm. "Material em Foco: Casa dos Caseiros por 24.7 arquitetura" 29 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792484/material-em-foco-casa-dos-caseiros-por-2-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.