Castelinho no centro de São Paulo será reaberto após 4 décadas de abandono

© Ennio Brauns, via Flickr. Licença CC BY-NC 2.0. Used under Creative Commons

Após quase 40 anos de negligência e uma fama nada positiva, a antiga mansão localizada na esquina da Avenida São João com a Rua Apa, no centro de São Paulo - conhecido carinhosamente como "Castelinho da Rua Apa" - está prestes a ser reaberto. A mansão foi palco de um misterioso crime que aconteceu na noite de 12 de maio de 1937, em que dois irmãos de 45 e 42 anos de idade foram encontrados mortos ao lado da mãe de 73. A autoria do crime é atribuída a um dos irmãos.

Desde então, a edificação passou a ser propriedade do governo federal, disputada por herdeiros, abandonada, invadida, virou um ferro-velho, sede de uma ONG e ao longo das décadas acumulou uma série de histórias curiosas e assombrosas ligadas ao crime da década de 1930. Nos anos 70 estava em estado de ruína e na década seguinte o castelinho foi invadido por moradores de rua.

© Monica Kaneko, via Flickr. Licença CC BY-SA 2.0. Used under Creative Commons

Construído entre 1912 e 1917, o edifício foi tombado pelo Conpresp e desde 1997 o lugar foi cedido ao Clube de Mães do Brasil. Agora, após longa espera por restauro, o Castelinho da Rua Apa, edificação eclética com elementos que imitam estilos medievais, está prestes a ser reaberto e voltará a sede do Clube de Mães.

© Ennio Brauns, via Flickr. Licença CC BY-NC 2.0. Used under Creative Commons

O projeto de restauro custou R$2,8 milhões e foi bancado pelo FID (Fundo Estadual de Interesses Difusos), voltado a financiar projetos de ressarcimento à sociedade por danos causados ao ambiente e bens artísticos, históricos e turísticos. 

© Natalia Naomi Aoi B., via Flickr. Licença CC BY-SA 2.0. Used under Creative Commons

Via Folha de São Paulo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Castelinho no centro de São Paulo será reaberto após 4 décadas de abandono" 02 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792450/castelinho-no-centro-de-sao-paulo-sera-reaberto-apos-4-decadas-de-abandono> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.