A regra 80-20: o segredo para trabalhar melhor em menos tempo

Este artigo foi originalmente publicado em ArchSmarter como "How to Work Smarter with the 80-20 Rule".

"Ok, deixe-me ver a sua lista." Eu tinha acabado de sair da escola de arquitetura e estava trabalhando em meu primeiro projeto como arquiteto. Era uma semana antes do nosso prazo para entregar o projeto executivo. A gerente de projeto me pediu para elaborar uma lista dos problemas restantes.

"Aqui estão as dez coisas que me restam", eu disse enquanto entregava a lista. "Foi difícil priorizá-los. Todos eles são realmente importantes". Tive a sorte de estar trabalhando com uma gerente de projeto experiente que, além de ser extremamente paciente comigo, entendia que era sua responsabilidade moldar e transformar arquitetos recém-formados em profissionais em pleno funcionamento. Tarefa nada fácil...

"Então você está me dizendo que projetar cabides personalizados é tão importante quanto refinar as proporções da volumetria?", ela perguntou com uma sobrancelha levantada.

"Bem... quero dizer... não. Não quando você coloca dessa forma..." gaguejei.

"E," ela continuou, "você realmente acha que o padrão de revestimento do banheiro acrescentará tanto para o projeto como finalizar o projeto do lobby de entrada?"

"Não, mas..."

Ela ergueu a mão para me poupar qualquer outro constrangimento. "Temos uma semana restante. Eu quero que você escolha as duas questões da lista que vão trazer o maior impacto ao projeto. E, em seguida, trabalhe APENAS nessas duas questões. Nada mais importa."

"Então, sem cabides personalizados?", Perguntei, incrédulo.

Ao invés de uma forte reprovação, ela riu e disse: "Uma grande parte de seu trabalho como projetista é identificar as partes do projeto que são mais importantes. As partes que vão ajudar ou prejudicar o projeto. E então você precisa se concentrar nessas áreas implacavelmente. Todo o resto é apenas uma distração. Como os seus cabides".

"Ok, entendi... apenas as duas coisas mais importantes", eu respondi e voltei para minha mesa.

Então, eu rapidamente superei meu orgulho ferido, arregacei as mangas e comecei a trabalhar. O projeto não ganhou nenhum prêmio de arquitetura, mas o cliente estava extremamente feliz com os resultados e nos contratou para fazer outro projeto logo depois.

Embora eu não soubesse disso na época, esta foi a minha primeira introdução à regra 80/20.

© Perfect Gui via shutterstock

Trabalhe de forma mais inteligente com a regra 80/20

Em 1896, um economista italiano chamado Vilfredo Pareto publicou um artigo que mostrava que 80% das terras na Itália eram detidas por 20% das pessoas. Pareto estudou também outros países e descobriu que esta distribuição 80/20 da riqueza era extremamente consistente.

Já em 1941, um consultor de gestão chamado Joseph Juran descobriu a pesquisa de Pareto e aplicou-a em questões de qualidade. Assim como Pareto, Juran descobriu que a distribuição 80/20 era verdadeira. No caso de Juran, ele descobriu que 80% dos problemas de qualidade eram causados por 20% das questões. Juran chamou esse fenômeno de "os poucos essenciais e os muitos triviais", também conhecido como Princípio de Pareto ou a regra 80/20.

A regra 80/20 diz que 80% dos seus resultados em qualquer atividade virá de apenas 20% do seu esforço. Basicamente, existem algumas ações que você faz (os 20%), que representam a maior parte do seu sucesso e felicidade (os 80%). Embora os números não sejam sempre exatamente 80/20, o que é importante para entender é a razão desequilibrada de esforço para resultados.

Então, como podemos aplicar isso à arquitetura e ao design?

Dê uma olhada em seu próprio trabalho e veja se é possível identificar uma distribuição 80/20 de resultados e esforços. Por exemplo, num determinado dia, 80% do seu trabalho é provavelmente concluído em apenas 20% do tempo. Ou 80% do seu tempo projetando é gasto em apenas 20% do edifício.

Aqui vão algumas sugestões para aplicar a regra 80/20:

  • Se 80% do trabalho de sua empresa vem de 20% dos seus clientes, então cultive essas relações.
  • Se 80% dos dúvidas durante a execução vem de 20% do edifício, então direcione seus desenhos para essas áreas.
  • Se 80% de suas fotografias são feitas em 20% do edifício, então esforce-se mais para projetar essas áreas.

O truque com a regra 80/20 é identificar os 20% que realmente importam e focar nessas áreas, porque elas são as que definem seus resultados. No meu caso, foi a minha gerente de projeto que me ajudou a identificar os dois problemas de design, dos dez da minha lista, que trariam os maiores benefícios ao projeto.

É fácil se prender nas minúcias de nossas diversas tarefas e perder de vista o que realmente importa. Da mesma forma, é fácil enxergar todas as tarefas da sua lista como igualmente importantes. Não caia no paradoxo do trabalho duro. Ao invés disso, tenha um olhar crítico sobre o que está fazendo e concentre-se implacavelmente nas poucas coisas que realmente importam. Faça isso e você vai aumentar a sua produtividade.

Todas as imagens via Shutterstock.com

Sobre este autor
Cita: Kilkelly, Michael. "A regra 80-20: o segredo para trabalhar melhor em menos tempo" [The 80-20 Rule: The Key to Producing Better Work in Less Time] 02 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792287/a-regra-80-20-o-segredo-para-trabalhar-melhor-em-menos-tempo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.