Casa ER / Estúdio MRGB

Casa ER / Estúdio MRGB - TerraçoCasa ER / Estúdio MRGB - JanelaCasa ER / Estúdio MRGB - Imagem 4 de 29Casa ER / Estúdio MRGB - Imagem 5 de 29Casa ER / Estúdio MRGB - Mais Imagens+ 24

Padre Bernardo, Brasil
  • Arquitetos: Estúdio MRGB
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Estúdio MRGB
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Talentus Esquadrias
  • Colaboradores: Bruno Ribas, Ana Orefice, Rodolfo Marques
  • Execução: Spasso Engenharia
  • Engenheiro Responsável: Márcio Humberto
  • Cidade: Padre Bernardo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa ER / Estúdio MRGB - Madeira, Fachada, Viga
© Estúdio MRGB

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência ER está localizada a 70km de Brasília. O projeto data de 2008. Na ocasião, fomos contactados para projetar em uma bela propriedade rural a sede da fazenda. Desafio que aceitamos prontamente. Passados oito anos recebemos uma notícia inesperada. Fomos informados que finalmente o projeto seria executado. Evidentemente, algumas adequações foram realizada sem, no entanto, prejuízos à concepção original. Ao contrário, contribuíram para valorizar significativamente a essência do partido arquitetônico adotado.

Casa ER / Estúdio MRGB - Janela
© Estúdio MRGB
Casa ER / Estúdio MRGB - Imagem 29 de 29
Isométrica
Casa ER / Estúdio MRGB - Imagem 24 de 29
© Estúdio MRGB

Implantada em local estratégico a casa ER está situada em um dos pontos mais elevado da propriedade e orientada para a contemplação dos vales que caracterizam a paisagem singular da região. Trata-se de um projeto de extrema simplicidade. Um pavilhão de áreas relativamente reduzidas totalizando cerca de 250m2. O programa desenvolve-se de forma linear e abriga, entre os muros internos de pedra, dois quartos, um banheiro social, sala de estar/jantar, cozinha e área de serviço coberta. Essa parcela do programa encontra-se sob o telhado cerâmico que configura, por sua vez, os planos horizontais da cobertura em contraponto aos verticais em pedra. A garagem, sob laje impermeabilizada e a área de serviço descoberta, caracterizada pelo pergolado em concreto aparente, localizam-se nas extremidades da casa e são contidas pelos dois últimos muros de pedra que encerram a concepção do projeto.

Casa ER / Estúdio MRGB - Fachada
© Estúdio MRGB
Casa ER / Estúdio MRGB - Imagem 26 de 29
Planta Baixa - Térreo
Casa ER / Estúdio MRGB - Janela
© Estúdio MRGB

As aberturas estabelecidas pelas esquadrias seguem o mesmo princípio baseado na composição de planos que conferem unidade à obra. Elas foram cuidadosamente pensadas com vistas a estabelecer um ritmo harmônico e cadenciado, caracterizado por áreas abertas e fechadas de mesma dimensão que definem, em conjunto com os demais elementos, a linguagem arquitetônica austera da residência. Vale ressaltar que as esquadrias foram localizadas nas empenas longitudinais da casa, rigorosamente na mesma posição porém, em extremos opostos com a intenção de garantir a ventilação constante e o conforto térmico no interior da residência. Elas possuem dupla vedação. A primeira em vidro encaixilhado e a segunda, caracterizada pelas portas pantográficas com lambris de madeira que asseguram a ventilação permanente e a privacidade necessária. Elas se abrem para paisagens exuberantes sustentadas pelos planos horizontais dos decks em madeira que permitem o prolongamento da casa para as áreas externas avarandadas protegidas pelos beirais da cobertura.

Casa ER / Estúdio MRGB - Janela, Fachada
© Estúdio MRGB

Os materiais definidos foram a pedra, madeira, concreto e a telha cerâmica. A intenção foi conferir a rusticidade desejada e em consonância com o lugar. Uma casa de fazenda na paisagem do cerrado.

Casa ER / Estúdio MRGB - Imagem 14 de 29
© Estúdio MRGB

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa ER / Estúdio MRGB" 21 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792282/casa-em-estudio-mrgb> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.