Spa + Hotel La Romana / IP Arquitectos

Spa + Hotel La Romana / IP Arquitectos - Imagem 2 de 34Spa + Hotel La Romana / IP Arquitectos - Imagem 3 de 34Spa + Hotel La Romana / IP Arquitectos - Imagem 4 de 34Spa + Hotel La Romana / IP Arquitectos - Imagem 5 de 34Spa + Hotel La Romana / IP Arquitectos - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: IP Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Frutos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  B&B Italia, COVO, Fustahermetic, JAN KURTZ, Kingfrio Climatizaciones y servicios, Metálicas Josemari, Mármoles Davo, NosoloLuz, Reticulares Alicante
  • Arquiteto Técnico: Pascual Moya Orozco
  • Colaboradores: Yago Sancho Maestre, Luis Carreira Antón
  • Incorporadora: Magdalena Davó Beltrá
  • Construtora: Jose Miguel Carmona Paíno S.L.
  • Cidade: La Romana
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Spa + Hotel La Romana / IP Arquitectos - Imagem 6 de 34
© David Frutos

Experiência

O terreno local contem óxidos que conferem à paisagem uma cor avermelhada. O edifício foi construído com uma pedra local, Mármore Vermelho Alicante, camuflando-se, assim, com seu entorno. O bloco, mármore e escarlate, te acolhe em seu interior, austero, mas confortável, para lhe oferecer uma experiência sensitiva de água e luz.

Spa + Hotel La Romana / IP Arquitectos - Imagem 3 de 34
© David Frutos

A suave iluminação de seu interior é rompida pela luz que penetra pelas múltiplas rachaduras talhadas em seu revestimento de mármore como uma persiana. Assim, se produz um espaço interno sugestivo, que só se comunica com o exterior pelas rachaduras estrategicamente situadas para que se descubra a paisagem.

Spa + Hotel La Romana / IP Arquitectos - Imagem 5 de 34
© David Frutos

A cobertura de concreto, que tem no acabamento as marcas das fôrmas de madeira, reflete o movimento da água, abre-e pontualmente através de claraboias. Assim, a iluminação é zenital, e ao mesclar-se com o vapor da água, te envolve em um ambiente leve e agradável.

Spa + Hotel La Romana / IP Arquitectos - Imagem 8 de 34
© David Frutos
Spa + Hotel La Romana / IP Arquitectos - Imagem 32 de 34
Planta
Spa + Hotel La Romana / IP Arquitectos - Imagem 9 de 34
© David Frutos

A vivência dos entardeceres no spa é uma experiência vibrante. A luz se transforma a partir de uma iluminação natural que desce pelas claraboias, passando por cores alaranjadas quentes, que entram pelas fissuras em forma de centenas de linhas de luz que reforçam a cor vermelha da pedra, até que, gradualmente, se perceba a iluminação artificial projetada para inserir-se em um ambiente lúdico e relaxante. Os amanheceres criam um processo inverso.

Spa + Hotel La Romana / IP Arquitectos - Imagem 25 de 34
© David Frutos

Materiais

Todos os materiais de construção utilizados são naturais (pedra, ferro e madeira), próprios da área, reinterpretando, assim, a arquitetura vernacular de uma forma lírica, onde o foco foi o tratamento da luz para perceber o espaço, como um meio de materialização desta. Assim, obtêm-se uma arquitetura muito atual, mas que se nutre da tradição construtiva da região.

Spa + Hotel La Romana / IP Arquitectos - Imagem 20 de 34
© David Frutos

Inovação

Além de seu inovador projeto de instalações, diferente de qualquer outro spa, buscou-se um cuidado no aproveitamento energético por meio de técnicas bioclimáticas que possibilitaram que o edifício se tornasse uma instalação sustentável e econômica.

Spa + Hotel La Romana / IP Arquitectos - Imagem 2 de 34
© David Frutos

Todo sistema de iluminação no spa é natural. O recurso artificial só é necessário durante a noite. Na área interna, ela é resolvida pelo uso de luminárias, e no perímetro de iluminação natural em todos os espaços é solucionada por fechamentos de vidro de fachada, cuja luz se filtra por meio da persiana. A persiana evita que a luz solar direta entre no interior de forma com que, nos meses de mais calor, não seja necessária climatização artificial. Os espaços contam com ventilação cruzada para facilitar a desumidificação e o conforto hidrotérmico. 

Spa + Hotel La Romana / IP Arquitectos - Imagem 28 de 34
© David Frutos

A energia proveniente dos painéis solares aquece a água da piscina e do spa na parte interna. A pedra de mármore é um material excelente pois possibilita manter o espaço aquecido no inverno por muitas horas, inclusive passando a noite.
Todos os materiais utilizados são locais, o que reduz os gastos em transporte e fabricação, além de reduzir muito a pegada ecológica do edifício.

Spa + Hotel La Romana / IP Arquitectos - Imagem 11 de 34
© David Frutos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:03669 La Romana, Alicante, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Spa + Hotel La Romana / IP Arquitectos" [Spa + Hotel La Romana / IP Arquitectos] 28 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/792119/spa-plus-hotel-la-romana-isaac-peral-codina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.