A Casa Inclinada / Budi Pradono Architects

Kebayoran Lama, Indonésia

A Casa Inclinada / Budi Pradono Architects - Mais Imagens+ 18

  • Maquete: Zuardin Akbar, Andreas Cornelius Marbun, Rofianisa Nurdin
  • Construtora : Megasarana (fase 1), Arikarya Dwiputra (fase 2)
  • Engenharia Estrutural: Krisdiyanto Structure Engineers & Associates
  • Consultoria Engenharia: Imansyah & Partners Mechanical Electrical Engineers
  • Desenho De Interiores: Budi Pradono and alumni of Bandung Institute of Technology
  • Iluminação: Budi Pradono
  • Análise Topográfica: Mercu Buana Laboratory
  • Cliente: CG
  • Área Do Terreno: 160 m²
  • Área Construída: 152.69 m²
  • Arquiteto Responsável: Budi Pradono
  • Arquitetos Assistentes: Stephanie Monieca, Ayu Diah Shanti
  • Equipe De Trabalho: Andreas Cornelius Marbun, Rovinida Fitriana, Atika Nur Fitriana, Elbert Cahyadi, Bernadheta Sandy Viansari
  • Cidade: Kebayoran Lama
  • País: Indonésia
Mais informaçõesMenos informações
© Fernando Gomulya

Descrição enviada pela equipe de projeto. Pode a arquitetura fazer uma crítica ao seu entorno?
Pode a arquitetura ser uma antítese do seu bairro?
Pode a arquitetura desarmar um estabelecimento físico, para logo voltar a questionar a essência do viver?

© Fernando Gomulya

Esta pequena casa se encontra em um terreno de 8mts x 20mts, no bairro de Pondok Indah. Apesar de ser parte de uma comunidade isolada, este edifício se localiza no limite de um pequeno rio, com assentamentos indígenas urbanos logo ao lado. Pondok Indah, no sul de Jacarta, é uma comunidade residencial fechada que foi construída com êxito nos anos 80. Desde então, Pondok Indah carrega um status simbólico. Alguns dos membros do parlamento de maior êxito em Jacarta, assim como algumas celebridades que vem de outras regiões sentem necessidade em ter uma casa nesta área. Estes símbolos de êxito, além da sua localização, em geral mostram-se por sua linguagem arquitetônica. Por exemplo, alguns pilares estruturais similares aos que existem na Itália ou na França, que carregam uma aparência artificial. Estes pilares mostram êxito. Para responder a este projeto, começo questionar se o cliente realmente necessita destes símbolos e vice-e-versa. Ao fim, opta-se por destruir esta situação através da própria desconstrução do discurso comum, inclinando toda a casa para transforma-la em algo que quase cai.

© Fernando Gomulya
Planta Baixa
© Fernando Gomulya

É uma antítese extrema. Entrega-se aos arquitetos um critério para observar o entorno e reagir com esta proposta. Esta casa também encontra-se vizinha do lar do músico indonésio, Ahmad Dhani. Sua casa está pintada de cor negra enquanto nossa proposta é completamente branca. Esta coincidência involuntária reforça a RumahMiring (Casa Inclinada) como uma arquitetura que questiona seus vizinhos. A arquitetura como um dispositivo de crítica do seu entorno.

© Fernando Gomulya

Na função das habitações da casa utiliza-se uma nova sequencia na qual se coloca a área pública no primeiro nível, que consiste em uma despensa, área de estúdio e uma piscina. O segundo pavimento está pensado para habitações mais privadas, tais como o dormitório principal, armário e banheiro. A área do banheiro, de 16 m2, atua como uma resposta a tendência atual de estilo de vida urbano, no qual, normalmente se passa mais tempo no banheiro, onde os usuários são capazes de ter tranquilidade em um ambiente contemplativo, assim como um lugar de descanso para o uso de celulares, de leitura de jornais, etc.

© Fernando Gomulya

O nível superior é utilizado para uma sala e um dormitório para visitas. No corte do edifício podemos ver e definir que as áreas privadas se posicionam no meio, como um sanduíche entre as áreas mais públicas.

© Fernando Gomulya

Todo o edifício está baseado na estrutura de aço como representante de uma envolvente moderna. A estrutura quadrada foi posicionada de forma inclinada, como um símbolo de instabilidade, a destruição de uma situação estabelecida. 

© Fernando Gomulya

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em 28 Julho, 2016.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "A Casa Inclinada / Budi Pradono Architects" [Slanted House / Budi Pradono Architects] 22 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791857/a-casa-inclinada-budi-pradono-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.