Jardim de Infância / Jungmin Nam

Jardim de Infância / Jungmin Nam - Imagem 2 de 43Jardim de Infância / Jungmin Nam - Imagem 3 de 43Jardim de Infância / Jungmin Nam - Imagem 4 de 43Jardim de Infância / Jungmin Nam - Imagem 5 de 43Jardim de Infância / Jungmin Nam - Mais Imagens+ 38

  • Arquiteto Responsável: Jungmin Nam (OA-Lab, Seoul National Univ. of Science and Technology)
  • Equipe De Projeto: Byungsoo Kim, Jungsoo Seo, Keunbo Yang, Woongjin Byun, Soohyun Kim, Sung-joon Chae
  • Acabamento Externo: Pedra (Crema Bella), Painel GFRC
  • Acabamento Interno: Pintura sobre painel de gesso, madeira
  • Estacionamento: 10 vagas (incluindo uma para deficientes)
  • Estrutura: Thekujo
  • Construção: Yemi Construction Inc.
  • Mechanical & Electrical Engineer: Bow ENG
  • Cliente: Yewon Kindergarten
  • Área: 2165,36 m²
  • Área Construída: 303.44 m2
  • Área Do Terreno: 608.00 m²
  • Altura: 18.5 m
  • Cidade: Seul
Mais informaçõesMenos informações
Jardim de Infância / Jungmin Nam - Imagem 6 de 43
© Kyungsub Shin

Além dos típicos jardins de infância da cidade

"Flor + Jardim de Infância" é um projeto localizado em Seul, capital da Coreia. Em Seul, há a demanda por instituições educacionais que apresentem um ambiente melhor, uma vez que a maioria das pré-escolas da cidade foram construídas com arquitetura de baixa qualidade, refletindo valores econômicos, normas e pequenos lotes numa cidade altamente densa.

Jardim de Infância / Jungmin Nam - Imagem 11 de 43
© Kyungsub Shin

Para superar os problemas típicos de um jardim de infância na cidade, o projeto "Flor + Jardim de Infância" procurou oportunidades para descobrir soluções arquitetônicas para melhores ambientes educacionais nas condições de terrenos pequenos e densos, problemas típicos de Seul. O projeto está localizado num novo complexo de apartamentos, perto do parque do rio Yang-je e de outros parques pequenos onde as crianças podem brincar livremente e em segurança na natureza. O projeto do jardim de infância foi concebido para aproveitar as áreas verdes circundantes e espaços abertos, expondo as crianças à natureza, oferecendo um equilíbrio entre densidade e o próprio valor espacial do jardim de infância.

Jardim de Infância / Jungmin Nam - Imagem 18 de 43
© Kyungsub Shin
Jardim de Infância / Jungmin Nam - Imagem 29 de 43
Plantas
Jardim de Infância / Jungmin Nam - Imagem 5 de 43
© Kyungsub Shin

O projeto "Flor + Jardim de Infância" busca fornecer de um ambiente físico dinâmico para a educação, bem como as interações entre as crianças e a natureza, ao mesmo tempo que alcança a densidade para o jardim de infância na cidade. Para alcançá-la, são incluídas salas multi-uso ao invés dos típicos corredores do jardim de infância coreano, e elas estão posicionadas em espiral a partir de caminhos verticais que conectam os andares; assim o jardim de infância pode ter mais espaços bem utilizados e um ambiente educacional diversificado. Este será um lugar para as crianças vivenciarem uma aprendizagem dinâmica e as mudanças da natureza, enquanto crescem a cada dia.

Jardim de Infância / Jungmin Nam - Imagem 7 de 43
© Kyungsub Shin

Pequeno marco entre os altos edifícios de apartamentos

O jardim de infância torna-se um marco local na comunidade do bairro. Sua localização e forma únicas se destacarão no bairro homogêneo, onde todos os edifícios de apartamentos tem a mesma aparência. Ele se tornará um referencial que ajudará crianças e vizinhos a se localizarem no bairro.

Jardim de Infância / Jungmin Nam - Imagem 20 de 43
© Kyungsub Shin

Individualidade de cada sala de aula

Em cada andar, há no máximo três salas de aula e uma sala multi-uso, já que a sala de aula deve ter área superior a 44m², de acordo com as regulamentações locais. A sala multi-uso pode acomodar circulações, bem como a utilização diversificada do espaço para aprender e brincar. Na sala multi-uso, as crianças podem reconhecer suas salas de aula através das paredes arredondadas, pois cada sala de aula pode se destacar como um volume identificável a partir de suas formas, ao invés de números ou textos. O canto arredondado de cada sala de aula dá uma sensação de aconchego, ao mesmo tempo que se constitui como uma solução arquitetônica para fornecer acesso entre a sala multi-uso e as salas de aula.

Jardim de Infância / Jungmin Nam - Imagem 38 de 43
Diagrama

Passeio Vertical para crianças

Enquanto os diferentes níveis de pavimentos compartilham paredes estruturais e permitem uma construção e planejamento eficientes, as localizações rotacionadas das salas multi-uso oferecem uma experiência dinâmica espacial para o espaço interior do jardim de infância. Em cada nível, as salas multi-uso criam um acesso em espiral e movimento. Através desta circulação, as crianças podem experimentar um espaço dinâmico e uma mudança espacial na vertical e se misturar entre os diferentes níveis. O espaço criado abaixo e acima da escada é utilizada para as crianças brincarem.

Jardim de Infância / Jungmin Nam - Imagem 19 de 43
© Kyungsub Shin

Reconhecimento de Cor e um Ambiente Sensível à Cor

No interior, cada pavimento possui uma cor diferente no teto e nas paredes para que as crianças possam reconhecer o espaço através da diferença de cor. Há uma sutil diferença entre o teto, parede e perfis de janelas, assim, o ambiente construído do jardim de infância incentiva a sensibilidade das crianças à cor. A partir da mudança de tempo entre o dia e a noite, a cor é percebida de forma diferente. Durante o dia, as paredes interiores brancas absorvem a cor do teto através da luz refletida. Ao contrário, durante a noite, a cor é refletida em direção à rua através da iluminação artificial de dentro do edifício. Cada sala de aula tem uma grande janela com quadros projetados, que são coloridos com as suas cores correspondentes para dar uma pista sobre a localização da sala de aula a partir da rua. As crianças podem identificar suas próprias salas de aula de fora do edifício através da cor e da localização das janelas.

Jardim de Infância / Jungmin Nam - Imagem 13 de 43
© Kyungsub Shin

Painéis de Bolso para o Plantio Sazonal

Os painéis nas paredes exteriores tem a função extra de se tornar vasos para o plantio. Na Coreia, o sistema de parede vertical ao ar livre é problemático especialmente por conta de seu inverno extremo. Da primavera ao outono, as pessoas podem plantar vegetação nos painéis de bolso das paredes e cultivá-las seguindo os ciclos sazonais da espécie. As atividades de cultivo podem ser uma parte do currículo da escola para as crianças. Durante o inverno extremo na Coreia, os painéis dificilmente terão plantas sobrevivendo, mas terão funções visuais como uma fachada tridimensional, com painéis ondulados. Assim, a fachada do edifício vai mudar drasticamente em diferentes estações, seguindo as condições de plantio e do tipo de vegetação.

Jardim de Infância / Jungmin Nam - Imagem 34 de 43
Corte

Sol, vento, água e vegetação

Por ter potes para plantio como sistema de fachada exterior (painel de bolso), o jardim de infância oferece oportunidades para que as crianças cresçam e observem a vegetação de perto. O jardim da cobertura e o jardim submerso são atrativos extras para as crianças e para os funcionários, que podem apreciar o valor da natureza em sua vida cotidiana. A água da chuva é recolhida num reservatório próprio no porão, a partir dos jardins no chão e no telhado, e reutilizada para irrigação. Os painéis fotovoltaicos na cobertura e as janelas que permitem ventilação natural em cada sala de aula melhoram o desempenho global do edifício ao longo do ano.

Jardim de Infância / Jungmin Nam - Imagem 3 de 43
© Kyungsub Shin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Umyeon-dong, Seocho-gu, Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Jardim de Infância / Jungmin Nam" [Flower + Kindergarten / OA-Lab] 24 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791854/jardim-de-infancia-jungmin-nam> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.