Kjetil Thorsen, fundador do Snøhetta: "A arquitetura, diferente da arte, não pode existir sem as pessoas"

O primeiro dia do IV Congresso Internacional de Arquitetura, organizado pela undación Arquitectura y Sociedad en Pamplona,, foi encerrada com a participação do co-fundador do escritório norueguês Snøhetta  e Jean-Philippe Vassal, do escritório francês Lacaton & Vassal.

Esta edição tem como título "Arquitetura: Mudança Climática" e  seu objetivo é refletir sobre as tendências de mudança que estão transformando o modo de entender e exercer a arquitetura, visando, assim, contribuir com um mundo mais sustentável.

Kjetil Trædal Thorsen, de Snøhetta, en #CambioDeClima. Image © Imagen Subliminal

Kjetil Trædal Thorsen, que lidera o escritório norueguês Snøhetta, afirmou em sua apresentação que a arquitetura, à diferença de outras artes, "não existe sem as pessoas", sendo estas seu único elemento dinâmico:

A arquitetura não existe sem pessoas, baseia-se em uma tradição humanista. Por isto, só existe quando interage com elas, com os usuários.

Além disso, compartilhou com o público o modo de trabalho de sua equipe, baseado em métodos colaborativos, nos quais o humor desempenha um papel fundamental e a curiosidade funciona como principal elemento de motivação.

Ninguém, nenhum arquiteto é, sozinho, proprietário das ideias arquitetônicas que vão se desenvolvendo ao longo dos projetos.

Kjetil Trædal Thorsen y Jean-Philippe Vassal en #CambioDeClima. Image © Imagen Subliminal

Jean-Philippe Vassal,  fundador do escritório francês Lacaton & Vassal, falou sobre a importância do essencial na arquitetura:

As muitas questões complexas que enfrentamos hoje em dia, ligadas à sustentabilidade, à ecologia ou às smart cities, são uma oportunidade para os arquitetos (...) Precisamos de estratégias para reconhecer aquilo que é essencial e realizá-lo. O que é essencial, então? Fazer o máximo com o mínimo?

Jean-Philippe Vassal en #CambioDeClima. Image © Imagen Subliminal

O autor de obras como o Palais de Tokyo em Paris, indicou que aquilo que se entende como mínimo está equivocado, e afirmou que é possível e necessário construir "o dobro com os mesmos recursos e mesmo preço."

Como essencial, destacou "a generosidade, a comodidade, o espaço, a luz, em última instância, a liberdade":

Qualquer apartamento deveria ter as mesmas características de uma residência unifamiliar, e pelo mesmo preço.

Jean-Philippe Vassal en #CambioDeClima. Image © Imagen Subliminal

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Kjetil Thorsen, fundador do Snøhetta: "A arquitetura, diferente da arte, não pode existir sem as pessoas"" 19 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791594/kjetil-thorsen-fundador-do-snohetta-a-arquitetura-diferente-da-arte-nao-pode-existir-sem-as-pessoas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.