Exposição "O Impasse do Design: Mobiliário de Lina Bo Bardi: 1959 - 1992"

“A grande tentativa de fazer do Desenho Industrial a força regeneradora de toda a sociedade faliu”. Com essa afirmação, explica o curador Renato Anelli, Lina sinalizava o impasse do design contemporâneo a partir da década de 1960.

“As formas geométricas abstratas do design moderno haviam perdido seu significado transformador original, tonando-se simples produtos de consumo descartável. A partir de então Lina deixou de projetar para a produção em série industrial, passando a desenvolver mobiliário com técnicas e materiais simples, vinculado a seus projetos arquitetônicos”, completa Anelli.

A exposição “O Impasse do Design: Mobiliário de Lina Bo Bardi: 1959 - 1992" reúne até 31 de julho na Casa de Vidro cerca de 13 peças originais do mobiliário produzido pela arquiteta, com ênfase nas peças para o Masp, o Museu de Arte Moderna da Bahia e o Sesc Pompeia.

A Exposição reúne ainda fotografias, desenhos e documentos pertencentes ao acervo do Instituto Bardi, que apresentam as transformações de concepção do design da arquiteta a partir de primeiro período em que viveu em Salvador (1959 -1964), realizando estudos sobre a cultura popular local, reunidos no livro Tempos de Grossura, o Design no Impasse.

Como diretora do Museu de Arte Moderna da Bahia, Lina concebeu um centro de formação em técnicas artesanais e desenho industrial baseado nas pesquisas etnográficas desenvolvidas nos sertões da Bahia, Pernambuco e Ceará, que culminariam na exposição Nordeste (1963). “Deveria surgir ali um novo design, autenticamente enraizado na capacidade das pessoas simples em produzir utensílios com o mínimo de recursos”, observa o curador.

Anelli destaca que muito antes das atuais concepções ambientais de reciclagem e reuso de lixo, Lina estudou os objetos feitos com descartes para uso cotidiano. Funis, lâmpadas e latas eram transformados em castiçais, lamparinas, pás, bacias e outros utensílios, revelando uma inteligência para a sobrevivência na pobreza.

Para Lina seria possível construir, a partir dessa base, um programa de renovação da arquitetura e do design, distantes dos ditames do consumo e do supérfluo. Posição que orientou sua produção de arquitetura e de mobiliário nessa fase madura da sua carreira.

Foi sobre a produção embasada nesse programa que a curadoria definiu as obras selecionadas para esta exposição na Casa de Vidro. “Desenhos de concepção revelam o desenvolvimento dos móveis dessa fase de Lina, dos primeiros croquis até os protótipos, com destaque para os estudos de inserção do mobiliário no ambiente arquitetônico, resultado de sua experiência com cenografia. Fotos e depoimentos complementam a linha narrativa da exposição.

A exposição ‘O Impasse do Design: Mobiliário de Lina Bo Bardi: 1959 – 1992’, que conta com benefício da Lei Rouanet, apoio do Ministério da Cultura e patrocínio do Itaú Cultural e Petrobras, complementa a mostra Tempos Pioneiros, realizada em 2014, também na Casa de Vidro, com curadoria de Sergio Campos que reuniu a primeira fase de produção de móveis da arquiteta no Brasil.

O Impasse do Design: Mobiliário de Lina Bo Bardi: 1959 - 1992

  • Visitação: até  31 de julho
  • Quinta a domingo das 10h às 16h (com permanência até ás 16h30)
  • Local: Casa de Vidro
  • Endereço: Rua General Almério de Moura 200 – Morumbi
  • Informações:  educativo@institutobardi.com.br

Via Instituto Lina Bo e P.M Bardi

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição "O Impasse do Design: Mobiliário de Lina Bo Bardi: 1959 - 1992"" 13 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791232/exposicao-o-impasse-do-design-mobiliario-de-lina-bo-bardi-1959-1992> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.