Parque Educativo Mi Yuma / Plan:b arquitectos

Parque Educativo Mi Yuma / Plan:b arquitectos - Mais Imagens+ 19

Puerto Triunfo, Colômbia
  • Arquitetos: Plan:b arquitectos; Plan:b arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1144
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alejandro Arango
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Indural, Mosaicos Bien
  • Construção: Consorcio obras sociales Antioquia
  • Cliente: Gobernación de Antioquia
  • Gestão De Projeto: Felipe Mesa, Federico Mesa
  • Equipe De Trabalho: Carlos Blanco, Clara Restrepo
  • Cidade: Puerto Triunfo
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Alejandro Arango

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este parque educativo faz parte de uma nova rede de edifícios públicos de pequeno porte que foram planejados pela Prefeitura de Antioquia, distribuídos em oitenta de seus municípios. Esta nova rede é, na verdade, um amplo projeto educativo de caráter público em coordenação com as comunidades municipais, e pretende levar educação de qualidade a diversas regiões do estado. Todos os parques educativos possuem programas similares e um espaço público singular. Este tipo de projeto planejado pela Prefeitura de Antioquia permitiu realizar um trabalho colaborativo entre grupos de representantes do município, do governo e os arquitetos. Através de simples reuniões a comunidade expressou seus desejos e necessidades a respeito do projeto educativo e arquitetônico por meio de textos e desenhos.

© Alejandro Arango

Puerto Triunfo é um município localizado às margens do Rio Cauca, na região oeste de Antioquia, a uma altura de 150 metros acima do nível do mar, que possui um ecossistema de floresta úmida tropical. Sua população é formada por agricultores, vaqueiros, pescadores e comerciantes, e sua mancha urbana consiste em uma trama regular e plana de quadras baixas, dispostas ao longo do rio, com um parque central, amplo e repleto de árvores. O lote destinado ao parque educativo localiza-se na esquina de uma quadra periférica, porém próxima ao Parque, e conectada à Casa da Cultura. Em alguns terrenos baldios ao redor do parque, evidencia-se como a vegetação tropical vai absorvendo as construções abandonadas, tornando-as agradáveis e diversas. Os desenhos e demandas da comunidade concentram-se no desejo de ter um edifício com salas flexíveis, espaços amplos, frescos, e com uma manutenção simples. Tais solicitações foram articuladas com as características urbanas do lote, e com o programa educativo definido pela municipalidade.

© Alejandro Arango
Vista
© Alejandro Arango

Este edifício pretende contemplar a quadra e participar da trama urbana existente, e, por isso, é um edifício regular e compacto. Sua estrutura em concreto reforçado atua de maneira simultânea como suporte, fachada, controle bioclimático e espaço para o crescimento de vegetação nativa. Pilares inclinados e vigas foram dispostos principalmente no perímetro, tornando os espaços internos os mas flexíveis possível. Os fechamentos verticais foram construídos com telas metálicas e paredes perfuradas que permitem a máxima ventilação cruzada. No primeiro pavimento há um espaço múltiplo e flexível, e no segundo salas modulares. Os dois pavimentos são conectados por meio de uma rampa paralela à facada principal em dois patamares. Este é um edifício resistente ao clima tropical e permeável, construído com materiais econômicos e técnicas locais.

© Alejandro Arango

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Puerto Triunfo, Puerto Triunfo, Antioquia, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Parque Educativo Mi Yuma / Plan:b arquitectos" [Mi Yuma Educational Park / Plan:b arquitectos] 11 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791150/parque-educativo-mi-yuma-plan-b-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.