Clássicos da Arquitetura: Igreja Cristã / Eero Saarinen

© Hassan Bagheri

Saindo da rodovia que leva à cidade de Columbus, Indiana, o mais esbelto dos pináculos surge sobre o topo das árvores. Com apenas uma pequena cruz de ouro no topo que sugere sua finalidade, a torre parece pertencer a outro mundo, com um gesto expressivo que alcança o céu e se estende para muito além de sua ponta visível. À medida que os visitantes aproximam-se, a base da torre desdobra-se e funde-se à terra, subsumindo e metafisicamente reduzindo a distância entre o céu e a terra.

Clássicos da Arquitetura: Igreja Cristã / Eero Saarinen - Mais Imagens+ 7

© Hassan Bagheri

Mesmo em Columbus, um lugar conhecido por seu notável conjunto de arquitetura moderna, essa igreja é especial. Quando Saarinen foi escolhido para projetá-la em fevereiro de 1959, ele já era o arquiteto adotado pela cidade, tendo anteriormente projetado a residência do líder local, J. Irwin Miller, e do vizinho Irwin Union Bank. Miller, o rico proprietário de uma fábrica de motores local, era amante ávido de arquitetura moderna e encarregou-se de trazer muitos dos grandes talentos do mundo para trabalhar em Columbus, incluindo I.M. Pei, Robert Venturi, Eliel Saarinen, Richard Meier, e Cesar Pelli. Ele participou pessoalmente na comissão da construção da nova igreja, e diz-se que Saarinen foi selecionado para o trabalho mesmo sem ter de mostrar uma única fotografia de suas obras. [1] Quando o arquiteto faleceu tragicamente antes da conclusão do edifício, o esforço para construir a igreja tornou-se um tributo à sua memória e suas muitas contribuições para a cidade.

Planta de Cobertura

Como é o caso em muitos dos edifícios de Saarinen, a geometria da igreja é elegante em sua simplicidade e engenhosa em seu arranjo estrutural. Em planta, a igreja é um hexágono simples, ligeiramente alongado no eixo Leste-Oeste, com as entradas nos lados mais curtos. A partir de cada canto do hexágono, pilares apoiam as nervuras estruturais da cobertura que convergem na parte superior e são quebradas, em ângulo, para cima em uma agulha.  A altura do edifício atinge 58 metros, logo abaixo da marca de 60 metros, o que teria exigido o arquiteto inserir um farol para aviões no topo da cruz.

© Hassan Bagheri

No interior, as linhas esculpidas de um teto de concreto moldado in loco espelham as geometrias angulares da planta e lança uma forte presença no espaço de culto abaixo. A iluminação natural é fornecida por um único óculo sobre o altar central e é complementada por uma dança de luzes artificiais tênues sobre o teto de concreto liso. A paleta de materiais naturais escuros consiste em um piso de ardósia cinza e bancos de mogno.

© Hassan Bagheri
© Hassan Bagheri

O projeto da igreja foi concebido como uma resposta às mudanças que Saarinen observou nas construções religiosas contemporâneas. Na sua visão, os santuários modernos haviam se tornado complexos massivos de espaços secundários, que invariavelmente incluíam espaços de reuniões, salas de aula, e até mesmo salões recreativos. Enquanto uma presença religiosa ampliada não era inerentemente ruim para Saarinen, a mudança de foco para longe do ato de adoração parecia afastar Deus da religião. Seu objetivo era, portanto, projetar um edifício que poderia atender às necessidades atuais sem perder o foco da função original da igreja, como lugar de culto e de aproximação a Deus.

Óculo. Imagem © Flickr user noktulo
Óculo. Image © Hassan Bagheri

Programaticamente, Saarinen comunica estas prioridades, em primeiro lugar, simplesmente discriminando entre as funções primárias e secundárias da igreja e colocando-as em pavimentos separados. O nível acima do solo é dedicado ao grande santuário central e ao ambulatório que o rodeia. Os espaços restantes exigidos pelos clientes - banheiros, cozinha e salão social - estão enterrados no solo, literal e simbolicamente implantados sob o espaço de culto.

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Porão

A disposição do santuário amplifica o papel do culto com um altar pouco usual, localizado no centro. Os assentos para a congregação surgem a partir dele, em anéis ondulados, direcionando a atenção dos fiéis ao centro e exigindo sua participação ativa nos serviços. Uma sequência dramática de entrada, que requer que os visitantes "escalem" o santuário ascendendo junto à paisagem antes de voltar para baixo, trabalha com o mesmo efeito, transformando o altar em um objeto de destino e chegada. [2] A simplicidade do gesto singular da igreja - um movimento abrangente da terra ao céu - é mais um comentário sobre o foco simples e único da igreja ideal

Corte

Desde os materiais terrosos às geometrias formais dramáticas, a arquitetura se esforça para criar uma atmosfera religiosa que é íntima, única e transcendental. Experiências marcantes são alteradas no percurso do exterior ao interior do edifício, refletindo deliberadamente uma transição projetada para magnificar a jornada espiritual do devoto.

Apenas um mês após apresentar a versão final de seu projeto, Saarinen faleceu subitamente aos 51 anos, interrompendo tragicamente a curta carreira de um dos arquitetos mais talentosos e ainda promissores do século XX. Esta igreja, da qual era tão orgulhoso, foi o último edifício que projetou. Sua forma sobrenatural foi copiada diversas vezes desde sua conclusão, e tornou-se, talvez, o ícone mais reconhecível da cidade de Columbus. Em 2000, apenas 36 anos após sua conclusão, foi reconhecido como um Marco Histórico Nacional, por seu valor para a cidade e arquitetura americana do pós-guerra.

[1] Merkel, Jayne. Eero Saarinen. London: Phaidon Press, 2005

[2] Saarinen, Eero and Aline Saarinen, ed. Eero Saarinen on His Work. New Haven: Yale University Press, 1968.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:850 Tipton Lane, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Langdon, David. "Clássicos da Arquitetura: Igreja Cristã / Eero Saarinen" [AD Classics: North Christian Church / Eero Saarinen] 11 Jul 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/791149/classicos-da-arquitetura-north-christian-church-eero-saarinen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.