Cuyperspassage / Benthem Crouwel Architects

Cuyperspassage / Benthem Crouwel Architects - Imagem 2 de 10Cuyperspassage / Benthem Crouwel Architects - Imagem 3 de 10Cuyperspassage / Benthem Crouwel Architects - Imagem 4 de 10Cuyperspassage / Benthem Crouwel Architects - Imagem 5 de 10Cuyperspassage / Benthem Crouwel Architects - Mais Imagens+ 5

Cuyperspassage / Benthem Crouwel Architects - Imagem 6 de 10
© Jannes Linders

Cuyperspassage é o nome do novo túnel na estação central de Amsterdã que conecta a cidade e as águas do rio IJ. Desde o final de 2015  tem sido utilizado por um grande número de ciclistas, aproximadamente 15.000 diariamente, e por pedestres, 24 horas por dia. Este 'corredor de tráfego lento' era exatamente o que muitos usuários da cidade sentiam falta. O que uma vez era um caminho tortuoso, agora é, por fim, uma linha reta. O túnel está revestido, em um lado, com cerca de 80.000 azulejos azuis de Delft: um verdadeiro espetáculo holandês num ponto central de Amsterdã.

Cuyperspassage / Benthem Crouwel Architects - Imagem 2 de 10
© Jannes Linders
Corte
Cuyperspassage / Benthem Crouwel Architects - Imagem 8 de 10
© Jannes Linders

Uma divisão clara
O túnel possui 100m de comprimento, 10 de largura e 3m de altura. Seu desenho apresenta uma clara divisão entre duas modalidades de descolamento. Ao fazer com que o nível dos pedestres seja sensivelmente mais elevado que a ciclovia, os pedestres sabem onde devem estar e podem se sentir seguros ali. Os ciclistas desfrutam da sensação espacial e através de uma rota rápida acompanhada por uma fila contínua de lâmpadas LED ao longo da borda elevada da calçada. O caminho pedonal possui um acabamento liso de peças cerâmicas esmaltadas feitas a mão. A ciclovia, ao contrário, possui um acabamento mais áspero, aberto, que absorve ruídos, feito de asfalto negro e grades de aço. Estas características servem para melhorar a comodidade do usuário, levando em conta a estrutura de concreto do túnel e sua grande longitude. As grades são impossíveis de sujar-se com cartazes e sua estrutura aberta reduz também o risco de pichações. 

Cuyperspassage / Benthem Crouwel Architects - Imagem 5 de 10
© Jannes Linders

Habitação Urbana
Ao longo da parede da calçada existe um quadro de azulejos desenhados por Irma Boom Office. O desenho baseia-se em uma obra restaurada do pintor de azulejos de Roterdã, Cornelis Bouwmeester (1652-1733). Sua obra representa o navio de guerra da Frota de Roterdã e a Herring Fleet que fazem parte da coleção do Rijksmuseum em Amsterdã. Irma Boom substituiu a crista original na polpa com o escudo de armas de Amsterdã. O ciclista ou pedestre sai da parte histórica da cidade através do Cuyperspassage e se dirige até a 'nova Amsterdã' no norte, ou vice-versa. O quadro se desvanece até o rio IJ, as linhas da obra original dissolvem-se gradualmente e a seguir, se acumulam em forma abstrata de azul claro ao escuro, como se fomentasse aos ciclistas a ideia de reduzir a velocidade quando a balsa aparece a vista. Suas linhas e seus pixeis também visualizam a transição na arte do antigo ao novo. A empresa de cerâmica, Royal Tichelaar Makkum, passou cinco anos fazendo os 46.000 azulejos da parede para o quadro, assim como os 33.000 azulejos do piso no tamanho tradicional holandês de 13x13 cm. Nela, vemos grandes e pequenos navios mercantes, botes de arenques com redes em seu lugar, ondas agitadas e as gaivotas. O conjunto remete as antigas cozinhas nas casas as margens do canal de Amsterdã, a fim de que o túnel seja experimentado como um lugar seguro, como uma habitação urbana. 

Cuyperspassage / Benthem Crouwel Architects - Imagem 7 de 10
© Jannes Linders

Cuyperspassage é parte do master plan para a estação central de Amsterdã, um projeto de Benthem Crouwel Architects, encarregado pela prefeitura da cidade, ProRailNederlandse Spoorwegen.

Publicado originalmente em 26 de janeiro de 2016

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Amsterdam Centraal, Stationsplein, 1012 AB Amsterdã, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cuyperspassage / Benthem Crouwel Architects" [Cuyperspassage / Benthem Crouwel Architects] 11 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790950/cuyperspassage-benthem-crouwel-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.