Fab-Union Space / Archi-Union Architects

Fab-Union Space  / Archi-Union Architects - Imagem 2 de 32Fab-Union Space  / Archi-Union Architects - Imagem 3 de 32Fab-Union Space  / Archi-Union Architects - Imagem 4 de 32Fab-Union Space  / Archi-Union Architects - Imagem 5 de 32Fab-Union Space  / Archi-Union Architects - Mais Imagens+ 27

Xangai, China
  • Arquiteto Responsável: Philip F. Yuan
  • Equipe De Projeto: Alex Han, Xiangping Kong, Xuwei Wang
  • Engenheiro Estrutural: Zhun Zhang
  • Cidade: Xangai
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Fab-Union Space  / Archi-Union Architects - Imagem 8 de 32
© Shengliang Su

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto, desenhado para ser um elemento importante na cidade, foi feito por Philip F. Yuan e Archi-Union Architects. Embora seja em micro escala, o FU Space é poderoso o suficiente para representar uma nova atitude na mudança de valor na arquitetura. Ele está localizado na área de West Bund, em Xangai, que está prevista para ser um centro de arte na cidade.

Fab-Union Space  / Archi-Union Architects - Imagem 29 de 32
Diagrama 4

Adjacente a ShangART Gallery, Shanghai Art Fair Center e vários outros estúdios de arquitetura, a localização é ótima, a somente 200 metros de distância da borda do rio Huangpu e a duas quadras do bairro histórico de Longhua Temple. Além disso, Long Museum, Shanghai Photography Museum e Yuz Museum estão todos a uma curta distância. Sem dúvida, a comunidade artística está criando experiências significativas em Xangai.

Fab-Union Space  / Archi-Union Architects - Imagem 12 de 32
© Shengliang Su

FU Space vai se tornar um centro de arte contemporânea, arquitetura e promoção cultural sem fins lucrativos. Destina-se a ser um espaço de exposição e comunicação.

Fab-Union Space  / Archi-Union Architects - Imagem 7 de 32
© Hao Chen

O local é muito compacto, localizado em uma curva fechada por onde passam várias circulações a partir de 3 direções e, inclusive, deve possuir um vínculo com a plataforma do 2º pavimento do Shanghai Art Fair Center. Portanto, o conceito principal foi a criação de uma conexão flexível para toda a comunidade. A análise conduz a um processo formal que leva em conta a geometria do local. A inspiração do material para chegar a esta suavidade vem do concreto da plataforma, que é originalmente frio e duro. Se usarmos o sistema de molde, podemos realmente implementar o concreto a qualquer superfície macia.

Fab-Union Space  / Archi-Union Architects - Imagem 2 de 32
© Hao Chen

O programa é especialmente criado para a exposição. Cinco espaços básicos, incluindo dois espaços de altura 4.2 m e três espaços de 2.8m, todos quadrados regulares, o que os torna flexíveis para efeitos multi-funcionais. Toda a experiência do espaço reside na área de circulação. O espaço público interior, seguido pelo processo de forma exterior, é reforçado por um pensamento abstrato sobre a criação de uma espécie de experiência em escalar o jardim chinês.

Fab-Union Space  / Archi-Union Architects - Imagem 18 de 32
Planta baixa - primeiro pavimento

O aspecto-chave do projeto do jardim chinês é torná-lo grande através de uma pequena escala, o que é extremamente eficiente na mudança de cenários com pontos de vista diferentes. O processo abstrato para este tipo de experiência é obtido pela geometria da superfície, o que se intensifica a partir de uma diferente perspectiva.

Fab-Union Space  / Archi-Union Architects - Imagem 6 de 32
© Shengliang Su

O processo de construção foi realizado em um tempo muito curto. Apesar de algumas marcas e vestígios na parede de concreto, uma verdadeira diversidade de materiais reforçou um novo senso de lugar em um espaço tão compacto. A suavidade do concreto toca o coração dos visitantes.

Fab-Union Space  / Archi-Union Architects - Imagem 9 de 32
© Hao Chen

A primeira exposição do FU Space é especialmente dedicada ao arquiteto-chefe, Philip F. Yuan, exibindo seu pensamento, modelos de trabalho e um lema: Presença da Ausência, que espera ser uma explicação para o conceito do próprio edifício.

Fab-Union Space  / Archi-Union Architects - Imagem 23 de 32
Corte 1-1

A principal consideração na concepção deste projeto é garantir a presença dos edifícios de exposição ao lado. Mas o espaço viário de 3 metros é construído com base no comportamento das pessoas, na dinâmica do vento e na continuidade espacial.

Fab-Union Space  / Archi-Union Architects - Imagem 5 de 32
© Hao Chen

A forma espacial não-linear e dinâmica é construída sobre a base de otimização do desempenho estrutural e dinâmica espacial. Todo o processo utiliza uma variedade de métodos de concepção de corte de pedra, geometria, perspectiva e a configuração algorítmica.

Fab-Union Space  / Archi-Union Architects - Imagem 30 de 32
Diagrama 5

Como material plástico, o concreto tem as características da construção estrangeira. Todo o processo de projeto do edifício, desde a concepção à construção, durou apenas quatro meses, facilitado pelo método de concepção escolhido e pela construção digital.

Fab-Union Space  / Archi-Union Architects - Imagem 16 de 32
© Hao Chen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Xuhui, Xangai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fab-Union Space / Archi-Union Architects" [Fab-Union Space On The West Bund / Archi-Union Architects] 01 Jul 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790394/fab-union-space-on-the-west-bund-archi-union-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.