MX_SI e MestresWåge remodelam uma praça pública em Oslo

Com a proposta "Flying carpet", os escritório MX_SI architectural studio e MestresWåge arquitectes venceram por unanimidade o concurso aberto internacional para a remodelação do espaço público Trygve Lies Plass (Oslo, Noruega), promovido pela Câmara Municipal de Oslo e pelo programa Nordic Built Cities do Nordic Council of Ministers.

Superando outras 31 propostas apresentadas, o projeto da equipe ganhadora "transforma a praça existente em um espaço público permeável e integrador. Com um gesto simples e claro modifica-se a topografia continua da praça ao centro e eleva-se, criando assim a cobertura do Centro de Mobilidade Sustentável, o núcleo de transporte".

Axonométrica no inverno. Imagem Cortesia de MX_SI + MestresWåge

O concurso internacional requisitado no passado mês de outubro pela Agência de Desenvolvimento Urbano da Câmara Municipal de Oslo faz parte do Nordic Built Cities Challenge, iniciativa promovida pelo programa de cooperação para a inovação do Nordic Council of Ministers, chamado Nordic Built Cities.

O objetivo de tal iniciativa é desenvolver e dar a conhecer a inovação e a multidisciplinaridade das intervenções urbanas nos países nórdicos para criar cidades habitáveis, inteligentes e sustentáveis. Com isto em mente foram organizados 6 concursos internacionais abertos em 6 diferentes cidades nórdicas: Espoo na Finlândia, Malmö na Suécia, Kópavogur na Islândia, Copenhague na Dinamarca, Runavík nas Ilhas Feroe e Oslo na Noruega. Os vencedores destes 6 concursos serão convidados a participar do Nordic Built Cities Challenge Award (NBCCA) que premiará a melhor intervenção com um prêmio em dinheiro no valor de 500.000 NOK. O veredito desta última fase será dado nos dias 3 e 4 de novembro.

Axonométrica no verão. Imagem Cortesia de MX_SI + MestresWåge

De acordo um comunicado oficial de imprensa dos escritórios ganhadores, a proposta "reverte as condições atuais da praça – escassa permeabilidade, invasão de sua área pelo estacionamento no terreno, o acesso ao metrô e as paradas de ônibus dispersas. O projeto ganhador trata de responder dois objetivos claros: um social para gerar uma nova centralidade para o desenvolvimento de atividades urbanas, econômicas, culturais, desportivas e de recreação em um espaço plurifuncional; e outro claramente relacionado com soluções ambientais, cujo objetivo é o de adaptar bioclimaticamente um espaço exterior às diferentes condições climáticas da área".

"O novo espaço", completa, "é concebido como uma superfície ininterrupta que altera sua topografia para acolher com um gesto muito simples o centro de mobilidade sustentável. Uma superfície curvilínea se eleva, se transformando na cobertura deste centro que acolhe a estação de carga e estacionamento tanto para carros elétricos e a combustão, como para bicicletas elétricas e convencionais, a oficina de conserto de bicicletas, assim como o ponto de informação e venda de bilhetes de transporte público".

Corte longitudinal

"A superfície topográfica contínua é modificada para criar ambientes distintos por meio da troca da pavimentação, material e mobiliário com a finalidade de acolher o programa de usos. O verde do parque se confunde com a praça pública de forma gradual gerando atmosferas diversas".

"Um sistema de calefação sob a superfície da praça permite a mobilidade livre da neve ou gelo entre os ônibus, metrô e o centro da praça, ou a utilização de bancos aquecidos nas áreas de permanência; em contrapartida, na parte não aquecida a superfície da praça é preparada para acomodar atividades como patinação ou parque de neve. No verão, as atividades como feiras, piquenique ou ações culturais ao ar livre têm lugar na superfície contínua gerada com a intervenção de MX_SI e MestresWåge".

Maquete. Imagem Cortesi de MX_SI + MestresWåge
  • Arquitetos

    MX_SI architectural studio, mestreswåge arquitectes
  • Localização

    Trygve Lies Plass, 1051 Oslo, Noruega
  • MX_SI architectural studio

    Mara Partida, Boris Bezan, Héctor Mendoza
  • Mestreswåge Arquitectes

    María Mestres, Magnus Wåge
  • Colaboradores

    Olga Bombac, Óscar Fabián Espinosa
  • Prêmio

    Primeiro Lugar
  • Estruturas

    Degree Of Freedom (DOF)
  • Climatização

    Granlund Consulting
  • Área

    5.200 m²
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

    Cortesia de MX_SI + MestresWåge

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: ArchDaily Team. "MX_SI e MestresWåge remodelam uma praça pública em Oslo" [MX_SI architectural studio y mestreswåge arquitectes rediseñarán plaza pública de Oslo] 29 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790165/mx-si-e-mestreswage-remodelam-uma-praca-publica-em-oslo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.