Conheça as propostas vencedoras do Concurso "Acessibilidade para Todos" do WRI Brasil Cidades Sustentáveis

O WRI Brasil Cidades Sustentáveis promoveu o Concurso Acessibilidade para Todos para estimular o transporte ativo, superando ou minimizando os problemas de acessibilidade existentes. Arquitetos e engenheiros participaram com ideias de requalificação de espaços, equipamentos e sistemas de mobilidade urbana para três áreas da cidade. As propostas deveriam apresentar soluções para o trecho com declividade acentuada na Regional Centro-Sul (Lote 1), para áreas com calçadas estreitas da Regional Noroeste (Lote 2) e para a Estação Vilarinho de integração do transporte coletivo na Regional Venda Nova (Lote 3).

As ideias foram avaliadas por uma comissão julgadora que reuniu profissionais indicados pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis, BHTRANS, CREA- MG, CAU-MG/IAB- MG e uma indicada pelas pessoas com deficiência. Uma peculiaridade do Concurso é que as ideias deveriam contemplar sugestões de pessoas com deficiência.

“A diversidade de ideias propostas é a prova de que não existe uma única solução para melhorar a acessibilidade nas cidades. Construir uma cidade acessível para todas as pessoas é um desafio e concursos como este ajudam os governos municipais a alcançarem melhores soluções”, comenta Paula Rocha, coordenadora de Mobilidade e Acessibilidade do WRI Brasil Cidades Sustentáveis.

Os vencedores foram divulgados dia 13 de junho em evento no auditório do IBMEC, em Belo Horizonte.

Confira os nomes dos coordenadores das equipes vencedoras do Concurso Acessibilidade Para Todos:

Lote 1 – áreas com declividade acentuada
Menção Honrosa: Paulo Pontes Correia Neves
Menção Honrosa: Simone Marise Pires de Campos Ribeiro Teixeira

Lote 2 - calçadas estreitas
1º Lugar: Isabela Ribas Vianna de Carvalho
2º Lugar: Luciana Penha de Carvalho
3º Lugar: Mário Sérgio Rocha Cintra

Lote 3 – integração com o transporte coletivo
1º Lugar: Paulo Pontes Correia Neves

Conheça os projetos premiados com o primeiro lugar nos lotes 2 e 3:

LOTE 2

Lote 2 - Prancha 1. Image Cortesia de Concurso Acessibilidade Para Todos
Lote 2 - Prancha 2. Image Cortesia de Concurso Acessibilidade Para Todos
Lote 2 - Prancha 3. Image Cortesia de Concurso Acessibilidade Para Todos

LOTE 3

Lote 3 - Prancha 1. Image Cortesia de Concurso Acessibilidade Para Todos
Lote 3 - Prancha 2. Image Cortesia de Concurso Acessibilidade Para Todos
Lote 3 - Prancha 3. Image Cortesia de Concurso Acessibilidade Para Todos

Conheça todas as ideias vencedoras aqui.

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: Amanda Ferber. "Conheça as propostas vencedoras do Concurso "Acessibilidade para Todos" do WRI Brasil Cidades Sustentáveis " 26 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790164/conheca-as-propostas-vencedoras-do-concurso-acessibilidade-para-todos-do-wri-brasil-cidades-sustentaveis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.