10 filmes sobre arquitetos

Após trazer dez livros sobre arquitetos que são importantes referências para compreender a mente de grandes ícones da Arquitetura no mundo, hoje apresentamos dez filmes do nosso Arquivo que retratam a biografia e obra de outros nomes.

Ao criar a seleção nos deparamos com documentários sobre grandes estrelas da arquitetura internacional: Rem Koolhaas, Frank Lloyd Wright, Frei Otto, Gottfried Böhm, Norman Foster. Assim como há o registro da obra e vida de arquitetos que fizeram a diferença na arquitetura brasileira como Lina Bo Bardi, Vilanova Artigas, Oscar Niemeyer, Sérgio Bernardes e Irmãos Roberto.

Separe a pipoca e boa sessão!

Cinema e Arquitetura: "Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz"

Um dos principais ícones da arquitetura paulista, Vilanova Artigas, completou seu centenário nesta semana. Sua família planejou uma homenagem para comemorar os 100 anos do arquiteto através de uma exposição, dois livros, acervo digital e o documentário: " Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz ".

Gottfried Böhm: filho, neto, marido e pai dos arquitetos

é um filme sobre a família Böhm. Filmado em sua residência em Colônia, na Alemanha, e no local de seus projetos, alguns concluídos e outros em construção, o diretor suíço do filme, Maurizius Staerkle-Drux, passou dois anos gravando cenas e conversas que oferecem uma profunda visão sobre o mundo do arquiteto, vencedor do Prêmio Pritzker, Gottfried Böhm, a falecida Elisabeth Böhm, e seus três filhos.

Cinema e Arquitetura: "Bernardes"

Neste documentário, o arquiteto Thiago Bernardes repassa os principais sucessos da vida laboral e familiar de seu brilhante e polêmico avô Sérgio Bernardes, incluindo material iconográfico e audiovisual exclusivo, parte da coleção pessoal de manuscritos, desenhos técnicos e croquis do arquiteto. Sérgio Bernardes é responsável por inúmeros projetos no Brasil e no exterior, pelos quais recebeu importantes prêmios.

Cinema e Arquitetura: Documentário - "How much does your building weigh, Mr. Foster?"

O filme retrata a vida de Norman Foster desde as suas origens em Manchester até atingir sua indiscutível fama como um dos arquitetos mais conhecidos do mundo. No documentário ele fala sobre arquitetura, sua importância e complexidade de realizá-la cumprindo sua função transformadora de realidades.Norman Foster pode-se dizer, reescreveu as regras da arquitetura contemporânea e é o responsável por algumas das edificações mais espectaculares do nosso tempo.

"Frei Otto: Spanning The Future", um documentário sobre Frei Otto

Desde 2012 o documentário Frei Otto: Spanning The Future está em produção com colaboração do canal de televisão PBS CPT12. O filme busca traçar o perfil do arquiteto de renome internacional e engenheiro, Frei Otto, laureado com o Prêmio Pritzker 2015.

Cinema e Arquitetura: Documentário - "Oscar Niemeyer - A vida é um sopro"

Esta semana na nossa seção Cinema e Arquitetura homenagearemos o grande mestre Oscar Niemeyer e, assim, republicamos o documentário: "Oscar Niemeyer - A vida é um sopro", pois é através de documentários como este, realizado por Fabiano Maciel que podemos conhecer e entender um pouco mais do espírito de sua obra e quais são as ideias que o permitiram criar uma arquitetura única, muitas vezes menosprezada e outras tantas admirada.

Cinema e Arquitetura: "Frank Lloyd Wright - El arte de construir"

Frank Lloyd Wright, considerado "o maior arquiteto americano de todos os tempos" segundo o American Institute of Architects, completaria seu 148° aniversário na semana passada. E em sua homenagem, nesta semana apresentamos o documentário completo: " Frank Lloyd Wright - El arte de construir ".

Cinema e Arquitetura: Estreia: Documentário - Os Irmãos Roberto

Estreia neste final de semana no Rio de Janeiro o documentário - Os Irmãos Roberto com direção de Ivana Mendes e Tiago Arakilian. O filme apresenta a trajetória de Marcelo, Milton e Maurício Roberto, conhecidos como os irmãos Roberto. Integrantes da mesma geração de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reydi, os Irmãos Roberto recebem finalmente sua merecida retrospectiva.

Cinema e Arquitetura: "Lina Bo Bardi"

Hoje comemoramos o centenário de nascimento de Lina Bo Bardi, para celebrar o dia apresentamos no Cinema e Arquitetura um documentário completo sobre a arquiteta, dirigido por Aurélio Michiles. O documentário foi lançado em 1993 pelo Instituto Lina Bo e P.

Cinema e Arquitetura: "Rem Koolhaas: A Kind of Architect"

Esta semana sugerimos um documentário sobre o fundador do aclamado escritório OMA, Rem Koolhaas. O filme, dirigido pelos diretores alemães Markus Heidingsfeld e Tesch Min, trata de mostrar a origem de onde vem as ideias deste visionário arquiteto, que declarou: "É o único filme sobre mim que eu queria."

Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "10 filmes sobre arquitetos" 22 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/790055/10-filmes-sobre-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.