Restaurante La Piada / LIBB + Nuno Felgar

Restaurante La Piada / LIBB + Nuno Felgar - MesaRestaurante La Piada / LIBB + Nuno Felgar - PrateleiraRestaurante La Piada / LIBB + Nuno Felgar - PortaRestaurante La Piada / LIBB + Nuno Felgar - Bancada, VigaRestaurante La Piada / LIBB + Nuno Felgar - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: LIBB, Nuno Felgar; LIBB, Nuno Felgar
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  145
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tiago Mendes
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CIN, Helmut Kreutz Portugal, HomeAssistance, Primus Vitória, RnR Woodworks, Somor
Restaurante La Piada / LIBB + Nuno Felgar - Janela, Porta, Fachada
© Tiago Mendes

Descrição enviada pela equipe de projeto. O La Piada surgiu da vontade dos nossos clientes em abrir um restaurante onde a piadina romagnola, um prato tradicional da região italiana da Emilia-Romagna, fosse adaptada aos ingredientes portugueses sem desvirtuar o seu formato e a sua origem.

Este processo transformativo, que propõe reinterpretar um elemento próprio de uma determinada cultura ou região através da sua introdução num contexto onde é estranho, revelou-se transversal a todo o processo, desde a comida ao espaço que o acolhe.

Restaurante La Piada / LIBB + Nuno Felgar - Mesa
© Tiago Mendes
Restaurante La Piada / LIBB + Nuno Felgar - Porta
© Tiago Mendes

Desde o inicio do desenvolvimento deste projeto que as premissas se demonstraram claras e ambiciosas. Tínhamos que criar um espaço acolhedor em sintonia com a preexistência, reciclar materiais disponíveis no local ou que se adequassem ao projeto, construir com recurso a mão de obra artesanal e conseguir tudo isto com um orçamento muito controlado.

O limite da nossa intervenção situou-se nos elementos construídos, ficando a decoração a cargo dos donos do restaurante. No entanto, a proximidade que temos com os clientes possibilitou que o diálogo entre os vários elementos, que hoje definem e caracterizam o La Piada, tenha surgido naturalmente.

Restaurante La Piada / LIBB + Nuno Felgar - Imagem 16 de 19
© Tiago Mendes
Restaurante La Piada / LIBB + Nuno Felgar - Prateleira
© Tiago Mendes

O restaurante situa-se no piso térreo de um edifício do século XVIII na baixa do Porto e agrega à função de restaurante a de loja vintage. O espaço, onde originalmente funcionou um negócio ligado ao vinho, esteve encerrado durante décadas, o que levou à degradação das estruturas de madeira que o compartimentavam. Tornou-se então evidente a necessidade de retirar todos esses elementos interiores, de forma a revelar a estrutura essencial do espaço – o pavimento térreo, as paredes em granito e a laje de piso em madeira – e a possibilitar o reaproveitamento de vigas, portas e portadas em madeira de castanho para os elementos decorativos interiores.

Considerando as contingências do espaço como o catalisador das novas soluções, adotamos a reinterpretação da preexistência como tema central do projeto.

A estratégia de intervenção pretendia-se simples e objectiva, consistindo em restituir a fachada original para favorecer a relação do restaurante com a rua, remover todos os elementos desadequados às novas necessidades e em avançado estado de degradação, assumir a estrutura do edifício enquanto elemento delimitador do espaço e responder às novas necessidades através de módulos funcionais acoplados à pré-existência.

Planta Baixa
Fachada

Desta forma, conseguimos um resultado que enfatiza e proporciona a quem entra no La Piada a sensação de estar num restaurante contemporâneo no Porto antigo.

A caracterização dos espaços passou por uma seleção rigorosa dos materiais a utilizar, sendo que a escolha dos mesmos teria que comunicar a estratégia do projeto, resolver questões técnicas e transparecer o carácter de algo "feito à mão” em detrimento do “standard”. Para o conseguir recorremos a uma estratégia assente em combinar materiais e técnicas com conotações vernaculares ou modernas num processo em que cada detalhe foi verificado no local, em visitas diárias à obra.

Podemos concluir que este projeto teve como catalisador a vontade de definir uma estratégia clara e flexível. A articulação das expectativas de um projeto ambicioso com a determinação de transformar os problemas em oportunidades acabou por revelar-se a chave para o seu sucesso.

Restaurante La Piada / LIBB + Nuno Felgar - Bancada, Viga
© Tiago Mendes
Restaurante La Piada / LIBB + Nuno Felgar - Mesa, Iluminação
© Tiago Mendes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Restaurante La Piada / LIBB + Nuno Felgar" 18 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789746/restaurante-la-piada-libb-plus-nuno-felgar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.