Against The Tide: Por dentro do Pavilhão do Chile na Bienal de Veneza 2016

Como parte da cobertura do ArchDaily Brasil na Bienal de Veneza 2016, apresentamos uma série de artigos escritos pelos curadores das exposições e instalações à mostra no evento.

O Pavilhão Chileno apresenta os esforços de uma geração de jovens arquitetos que conceberam, projetaram e construíram obras de arquitetura, enquanto também organizaram seus aspectos financeiros e contratuais, como parte dos requisitos para a obtenção do grau profissional de arquitetos. Todos têm em comum que pertencem à região do Vale Central do Chile, onde têm retornado após a sua formação acadêmica para contribuir com suas comunidades, criando projetos de arquitetura que se conectam a um conjunto de locais onde os campesinos da região e suas famílias possam viver e trabalhar.

Against The Tide: Por dentro do Pavilhão do Chile na Bienal de Veneza 2016  - Mais Imagens+ 10

Essas arquiteturas têm sido levantadas com o mínimo, com restos de processos agrícolas e com materiais que se encontram à mão, aportando valor e inserindo esse território na globalidade, por meio de um relato regional, mas não regionalista

© Andrea Avezzù / Cortesia de La Biennale di Venezia

Nesse entorno rural e em uma paisagem em mudança contínua resultante da exploração agrícola e o desenvolvimento urbano, emergem pavilhões, paradores, mirantes, restaurantes e praças, ou simplesmente locais de sombra e encontro, efêmeros ou permanentes, explícitos ou abstratos.

© Andrea Avezzù / Cortesia de La Biennale di Venezia

Against The Tide ou Contracorriente fala do sentido oposto para onde vão as coisas. Essa exposição vai no sentido oposto ao daquelas batalhas urbanas, quiçá globais, que são travadas para melhorar a qualidade do entorno construído. Acrescenta valor aos costumes e a paisagem do mundo rural, florestal e agrícola, e contribui através da arquitetura para melhorar a qualidade da vida cotidiana das pessoas.

© Andrea Avezzù / Cortesia de La Biennale di Venezia

Curadores: Juan Román, José Luis Uribe

Commissário: Cristóbal Molina (Conselho Nacional de Cultura e Artes do Chile)
Expositores: Felipe Aranda, Ximena Cáceres, Claudio Castillo, Ximena Céspedes, Gabriel Garrido, Carolina Guerra, Juan Francisco Inostroza, Yasna Monsalve, Felipe Muñoz, Daniel Prieto, Javier Rodríguez, Jonnattan Silva, Carolina Solís, Tanya Vera, Cesar Verdugo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Against The Tide: Por dentro do Pavilhão do Chile na Bienal de Veneza 2016 " [Against The Tide: Inside Chile's Pavilion at the 2016 Venice Biennale] 20 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789711/against-the-tide-inside-chiles-pavilion-at-the-2016-venice-biennale> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.