Travessa Das Necessidades / Fragmentos

Travessa Das Necessidades / Fragmentos - Imagem 2 de 41Travessa Das Necessidades / Fragmentos - Imagem 3 de 41Travessa Das Necessidades / Fragmentos - Imagem 4 de 41Travessa Das Necessidades / Fragmentos - Imagem 5 de 41Travessa Das Necessidades / Fragmentos - Mais Imagens+ 36

  • Arquitetos: Fragmentos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
Mais informaçõesMenos informações
Travessa Das Necessidades / Fragmentos - Imagem 6 de 41
© Francisco Nogueira
Travessa Das Necessidades / Fragmentos - Imagem 26 de 41
© Francisco Nogueira
Travessa Das Necessidades / Fragmentos - Imagem 35 de 41
Planta 1

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conjunto edificado, localizado junto à Tapada das Necessidades em Lisboa, é composto por um edifício com três pisos, sótão, dois pátios exteriores e um grande terraço no piso intermédio. A reabilitação da volumetria existente resultou na sua transformação numa habitação unifamiliar, na qual tentamos sublinhar o que a particularizava, e ao mesmo tempo adaptar à função através de um habitar contemporâneo.

Travessa Das Necessidades / Fragmentos - Imagem 3 de 41
© Francisco Nogueira
Travessa Das Necessidades / Fragmentos - Imagem 38 de 41
Corte

O aproveitamento das características originais das paredes exteriores, cobertura e métrica de vãos, adaptadas à criação de espaços desenhados para tirar o maior partido da luz natural que aparece nos quatro alçados, permitiu reorganizar os espaços interiores otimizando-os. A recuperação do pátio e terraço existentes teve como intenção enfatizar a relação entre os espaços de estar interiores e exteriores.

Travessa Das Necessidades / Fragmentos - Imagem 13 de 41
© Francisco Nogueira
Travessa Das Necessidades / Fragmentos - Imagem 2 de 41
© Francisco Nogueira

Relativamente á distribuição dos compartimentos, a entrada é o ponto a partir do qual se faz a distribuição vertical. No piso inferior estão distribuídas as áreas de serviço e estacionamento. As áreas de estar sociais (sala de estar, jantar e cozinha), situadas no primeiro piso, comunicam com o exterior através de grandes envidraçados para o terraço – espaço central do piso intermédio. Os três quartos, distribuem-se no piso superior e gozam de exposição solar e vista privilegiada. No sótão acontece o espaço da brincadeira.

Travessa Das Necessidades / Fragmentos - Imagem 4 de 41
© Francisco Nogueira
Travessa Das Necessidades / Fragmentos - Imagem 10 de 41
© Francisco Nogueira
Travessa Das Necessidades / Fragmentos - Imagem 39 de 41
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Travessa Das Necessidades / Fragmentos" [Travessa Das Necessidades / Fragmentos] 14 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789421/travessa-das-necessidades-fragmentos-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.