Casa em El Sesteo / Arkosis

Casa em El Sesteo  / Arkosis - Mais Imagens+ 27

San Ramon, Costa Rica
  • Arquitetos: Arkosis; Arkosis
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  105
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Colaboradores: Ma. Fernanda Matamoros, Cristian Alvarez, Carlos Jiménez, Jeffrey Cubero
  • Arquiteto Responsável: Iván Delgado
  • Cidade: San Ramon
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
© Roberto D´Ambrosio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa pretende refletir o espírito geral do terreno como compreendido a partir de sua história, neste caso relaciona mais à sua origem como um 'sesteo' que a seu presente de mais ostentação. O sesteo na Costa Rica era um lugar onde aqueles que guiavam os carros de bois passavam a noite depois de uma longa jornada, este nome permaneceu e foi dado a comunidade atual de classe média-alta onde está a casa.

© Roberto D´Ambrosio

O realismo fantástico permite que o argumento seja um fato real, ao qual se adiciona "uma alusão ou um ingrediente fantástico". Uma arqueologia imaginária é a desculpa para desenterrar paredes antigas, rastros de um passado agrícola que sustentarão o presente-futuro da casa. 

© Roberto D´Ambrosio

Estas paredes de concreto são a base monolítica e o oposto construtivo-conceitual de uma coleção de materiais que evidenciam seu passado industrial, uma referência a bricolagem contínua que ocorre na maioria dos bairros da Costa Rica; o progresso material implica não apenas conseguir novos eletrodomésticos ou melhores carros, mas materiais de construção que se sobrepõem em aparente desordem e deixam aparecer sua individualidade de peças industriais. Espaço acrescentado; a alteração aqui quase sempre é expansão. Esta atuação é planejada como uma espécie de metalinguagem, não porque fale de linguagem da arquitetura ou porque o qualifique, mas porque é anterior a ele. Isto implica reduzir a mediação do léxico construtivo e concentrar-se no espaço como consequência direta da acumulação de materiais. 

Planta 1
Planta 2

Em termos práticos conseguimos, graças ao uso de materiais baratos e acabamentos alternativos e progressivos que o custo da casa se localize próximo do padrão intermediário do país, com $600 por metro quadrado.

© Roberto D´Ambrosio

Outro interesse é a arquitetura paradoxal que permanece vazia enquanto que os proprietários trabalham para pagá-la, um fenômeno especialmente forte na classe média. Como resposta a casa é iluminada de maneira particular durante as manhãs e as tardes, quando os donos estão em casa. O desafio de utilizar o leste e oeste como fonte de luz é escolhido com uma distribuição profunda e escalonada para sentir as luzes mais distintas entre si.

Corte Longitudinal

Em apenas 105 m² é possível transitar de forma paralela aos planos seriados enquanto as vistas em diagonais expandem a casa. No exterior, a casa deve saber lidar com os vizinhos imediatos, portanto se recorta para descobrir um perfil em zigzag da casa na sua lateral , trazendo luz natural para os interiores. O outro lado da casa, frente a um lote vazio, faz um convite ao próximo arquiteto para se relacionar com uma geometria que ressoa com a casa do lado oposto.

© Roberto D´Ambrosio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa em El Sesteo / Arkosis" [House in El Sesteo / Arkosis] 27 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789415/casa-em-el-sesteo-arkosis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.