Nova instalação do Victoria and Albert Museum explora a biomimese na arquitetura

O Victoria and Albert Museum divulgou sua mais recente instalação: o Elytra Filament Pavilion,um projeto que apresenta o resultado de quatro anos de pesquisa sobre a integração da arquitetura, engenharia e princípios de biomimética através de experimentações de como sistemas de fibras biológicas podem ser transferidos à arquitetura.

A estrutura de 200 metros quadrados é inspirada em princípios de construção leve encontrados na natureza, precisamente,  "as estruturas fibrosas das conchas das asas anteriores dos besouros voadores conhecidos como elytra", afirma o comunicado de imprensa. 

© NAARO via the V&A

A cobertura do pavilhão é composta por 40 células hexagonais, cada um pesando aproximadamente 45 quilogramas. Estas células foram construídas em um período de quatro meses por um robô da Universidade de Stuttgart e montadas in loco no John Madejski Garden do Victoria and Albert. 

© NAARO via the V&A

Elytra se expandirá e mudará de configuração ao longo da Engineering Season [Temporada de Engenharia] do Victoria and Albert  como resposta a dados anônimos recebidos em tempo real por sensores que registram como os visitantes usam e se movem sob a cobertura. Os dados serão mapeados e disponíveis online ao longo de toda a temporada. 

© NAARO via the V&A

O pavilhão é construído em vidro e fibras de carbono emprega uma nova técnica robótica que realiza a trama desses materiais compostos através de um braço robótico. 

© NAARO via the V&A

Saiba mais sobre o projeto aqui aqui.

ViaVictoria and Albert Museum.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "Nova instalação do Victoria and Albert Museum explora a biomimese na arquitetura" [Elytra Filament Pavilion Explores Biomimicry at London's Victoria and Albert Museum ] 16 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789383/elytra-filament-pavilion-explores-biomimicry-at-londons-victoria-and-albert-museum> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.