Restaurante Piacere / Caroline Deifer

Restaurante Piacere / Caroline Deifer - Imagem 2 de 20Restaurante Piacere / Caroline Deifer - Imagem 3 de 20Restaurante Piacere / Caroline Deifer - Tijolo, BanheiroRestaurante Piacere / Caroline Deifer - Mesa, Iluminação, CadeiraRestaurante Piacere / Caroline Deifer - Mais Imagens+ 15

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: Caroline Deifer
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  265
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Gravia, Lumini, Macom, Ornatto, Vertical Vision
  • Estrutura: Emival Jacobina
  • Elétrica: Sertec
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Piacere / Caroline Deifer - Porta, Corrimão
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na Asa Sul, em Brasília, o restaurante Piacere, foi inaugurado em março de 2014, tem uma fachada que desperta a atenção. Para adequar-se ao novo uso, o imóvel, antes ocupado por um laboratório, passou por intervenções como recortes para janelas e acessos nas fachadas frontal, lateral e posterior, além de aberturas na laje para abrigar o elevador monta-cargas que atende a todos os pavimentos e um novo programa de necessidade foi atendido.

Restaurante Piacere / Caroline Deifer - Imagem 3 de 20
© Joana França

No pavimento térreo temos o salão principal, um bar, o caixa, banheiro PNE/ masculino, banheiro feminino e o acesso para o jardim, onde se localiza na parte posterior da edificação. No subsolo funciona a cozinha e no pavimento superior encontramos o salão reservado para eventos, um escritório e a adega.

Restaurante Piacere / Caroline Deifer - Mesa, Iluminação, Cadeira
© Joana França

O foco do projeto de reforma era abrigar um restaurante de gastronomia italiana contemporânea, e por isso foi considerado a possibilidade de adotar paredes com tijolos aparentes, uma referência ao Coliseu ( anfiteatro construído no período da Roma Antiga). Para efetivar a proposta, lançou mão de um lote de tijolos maciços desgastados pelo tempo, que foram retirados de uma olaria de mais de 50 anos.

Restaurante Piacere / Caroline Deifer - Tijolo, Fachada, Janela, Arco, Pilar
© Joana França

Por ser denso e pesado, o material funciona também como isolante acústico, impedindo a propagação de ruídos de um ambiente para o outro. Elemento também importante para a composição do espaço, o aço corten foi empregado em chapas personalizadas com a intenção de reforçar a identidade italiana do ambiente e dar mais contemporaneidade. Escolhemos um ornamento italiano e vetorizamos para que a chapa de aço fosse recortada, além disso, tivemos uma grande quantidade de detalhamento em aço, foi necessário criar um cronograma de serralheria para que as instalações do material se compatibilizassem com as demais etapas da obra. No piso, foi especificado o cimento queimado, aplicado no térreo e no pavimento superior da edificação; nas paredes, o vidro reflecta bronze confere efeito semi-espelhado à superfícies.

Corte AA

Os ambientes são automatizados, tanto na área interna quanto na externa, com sensores de presença, Spots de luz com tecnologia led foram utilizados no salão principal, podendo ser dimerizável por meio de tablet, celular ou computador, com essas aplicações é possível diminuir o consumo de energia. No térreo e no pavimento superior, o conforto térmico é proporcionado pela ventilação cruzada, gerada através das aberturas nas fachadas. Além disso, aparelhos de ar condicionado foram instalados para enfrentar os períodos de calor mais intenso. Já no subsolo faz o uso de uma coifa de exaustão e de um sistema de insuflamento, empregado para injetar ar fresco em todo o ambiente da cozinha.

Restaurante Piacere / Caroline Deifer - Imagem 2 de 20
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:SCLS 408, Bloco B, Loja 07 - Asa Sul, Brasília - DF, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Piacere / Caroline Deifer" 12 Jun 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789293/restaurante-piacere-caroline-deifer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.