Casa Pequena com um Grande Terraço / Takuro Yamamoto

Casa Pequena com um Grande Terraço  / Takuro Yamamoto - Mais Imagens+ 23

Tóquio, Japão

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Pequena com um Grande Terraço é um exemplo de um grande espaço externo numa pequena residência urbana inserida num terreno em Tóquio. Através do processo de concepção desta casa, nós tentamos provar que a existência de um espaço externo privado era importante para fazer uma diferença crucial na qualidade de vida dentro da casa, assim como obter várias possibilidades de atividade externa.

Cortesia de Takuro Yamamoto

A primeira coisa que decidimos foi ter um espaço aberto próximo à parte principal da residência, e conectá-los com grandes aberturas. Grandes janelas, necessárias para tornar espaços internos mais amplos, bem iluminados e arejados, são uma das partes mais caras das edificações, por isso, foram concentradas em espaços específicos para melhorar a qualidade dos espaços internos.

Cortesia de Takuro Yamamoto

Os clientes eram um casal, cujo pedido original era ter um grande terraço para fazer ioga livremente sob o sol. A partir disso, a melhor maneira de oferecer ar fresco e luz natural aos espaços internos foi conectar o terraço com a sala de estar e dar ao quarto grandes janelas, como se houvesse na casa um órgão respiratório para deixar a casa respirar.

Cortesia de Takuro Yamamoto

O segundo pavimento da metade leste do terreno foi escolhido como o espaço privado ao ar livre por estar voltado para o telhado da garagem do vizinho de apenas um pavimento, a sul. Por conta da baixa altura da garagem, algo raro em Tóquio foi alcançado: numa área residencial de alta densidade, o espaço ao ar livre fica exposto à luz do sol.

Corte

Ao idealizar um grande tubo retangular no sentido norte-sul, um espaço aberto luminoso e arejado foi obtido. Ao mesmo tempo, a privacidade deste espaço se mantém protegida contra as janelas das casas vizinhas a leste, por conta da parede fechada nesta direção.

Cortesia de Takuro Yamamoto

Tentou-se conceber este espaço o mais largo possível, para que fosse possível obter mais luz do sol e maior porção de céu azul. No entanto, ter um grande espaço externo numa área de terreno limitada significa reduzir o espaço interno da casa. Para compensar essa perda, um sótão para armazenamento foi inserido entre o primeiro e segundo andar, cujo pé-direito é inferior a 1,40m.

Cortesia de Takuro Yamamoto

Com essa disposição dos espaços, esta casa obteve uma quantidade suficiente de espaços utilizáveis enquanto foi melhorada a iluminação natural da sala de estar e do terraço.

Cortesia de Takuro Yamamoto

Como foi visto, Casa Pequena com Grande Terraço cria espaços internos confortáveis ao conectá-los à extensão ilimitada do espaço externo. A maneira mais eficaz para alcançar amplitude real em domicílios urbanos localizados em áreas de alta densidade habitacional é incorporar espaços externos ao design, ao invés de tentar conceber espaços internos maiores, o que é inevitavelmente limitado pelo tamanho do terreno.

Cortesia de Takuro Yamamoto

Originalmente publicado em Junho 12, 2016

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pequena com um Grande Terraço / Takuro Yamamoto" [Little House with a Big Terrace / Takuro Yamamoto Architects] 01 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788961/casa-pequena-com-um-grande-terraco-takuro-yamamoto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.