Edifício Península / Cantergiani+Kunze Arquitetos

Edifício Península / Cantergiani+Kunze Arquitetos - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Cantergiani+Kunze Arquitetos; Cantergiani+Kunze Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  256
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ecotelhado, Eliane, Finestra, Granisul, Porto Design
  • Estrutura: Pasquali e Associados Engenharia de Estruturas
  • Elétrica: Simone Möllerk e Evandro Medeiros
  • Hidráulica: Simone Möllerk e Evandro Medeiros
  • Construção: Juarez Santos
  • Interiores: 701 Cantergiani+Kunze arquitetos
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício foi construído num terreno estreito e longo, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre. O lote, decorrente do antigo parcelamento urbano da cidade antiga, permaneceu vazio por décadas e não mantinha nada mais do que a topografia acidentada do pé do morro, e a vegetação nativa que retornava entre muros em ruínas.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

O projeto de uso misto, comercial e residencial, se desenvolve ocupando a largura máxima do terreno, encaixando a fachada principal e o volume no quarteirão em continuidade aos edifícios da Rua dos Andradas.

© Marcelo Donadussi

O nível térreo se divide em duas longas faixas, sendo a mais estreita delas, o acesso ao conjunto residencial. A loja de pé-direito duplo se configura numa forma alongada resultante da configuração do próprio edifício e terreno, o que criou dois ambientes separados e a passarela sob o corredor residencial.

Os doze apartamentos se distribuem em seis pavimentos tipos, com dois tipos diferentes de unidade, uma maior à frente e a menor aos fundos.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

A definição do pavimento tipo abusou de estratégias para aproveitar o espaço disponível e organizar o zoneamento funcional. Destes estudos, surgiram os pátios internos curvos, desenhados com o diâmetro mínimo exigido pela legislação. A dimensão da fenda entre o edifício e seu vizinho, é maior do que o terreno, de apenas 5,15m, outro condicionante que favoreceu a ideia dos recortes para buscar o sol leste e norte.

Os pátios garantem a ventilação cruzada nas unidades, e ampliam a iluminação natural em diversas gradações. A janelas proporcionam uma continuidade entre interior e exterior, enquanto as menores trazem recortes de perspectivas por entre os edifícios vizinhos e o miolo de quarteirão.

Planta Baixa
Corte

A obra toda foi executada em técnicas construtivas tradicionais, numa estrutura mista, com pilares em concreto armado e paredes de alvenaria portante nas divisas. A opção em manter as lajes aparentes nos apartamentos e escada do edifício reforçam a atmosfera despojada e de detalhes simples.

© Marcelo Donadussi

Nos espaços internos, o reflexo da forma sinuosa dos pátios configura o layout das atividades, que são distribuídas de acordo com dimensão de cada recanto.

© Marcelo Donadussi

O condomínio e a loja tem acesso ao pátio dos fundos. O quintal ocorre em dois níveis bem distintos. Uma pequena área no nível térreo abriga o volume de serviços e reservatório do edifício. A parte mais alta do pátio manteve a vegetação original existente nos fundos do lote, onde foi criado um espaço de uso comum para os moradores.

© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Península / Cantergiani+Kunze Arquitetos" [Edifício Península  / Cantergiani+Kunze Arquitetos] 30 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788466/edificio-peninsula-cantergiani-plus-kunze-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.