Aires Mateus e Souto de Moura participam da exposição portuguesa na Bienal de Veneza 2016

Pela terceira vez nas últimas quatro edições, o atelier dos irmãos Aires Mateus vai estar presente na Bienal de Arquitetura de Veneza. A convite do comissário geral do evento, Alejandro Aravena, os autores da sede da EDP em Lisboa vão apresentar a instalação Fenda, com a qual respondem à pergunta-desafio do curador chileno: “Qual é a vossa batalha?”

Fenda é um cubo de medidas imperfeitas, já que terá, do lado de fora, as dimensões de 7x7x4 metros, e, no interior, de 5x5x4 metros. Entra-se nele abrindo uma cortina preta de burel, e atravessando uma parede, um barramento de betão com um metro de espessura. “Lá dentro, está-se numa espécie de gruta, cuja fenda de luz vai abrindo e fechando o percurso do visitante, mudando a escala da nossa apreensão do espaço”, explica Francisco Aires Mateus.

Nas suas presenças anteriores, Francisco e Manuel Aires Mateus apresentaram, em 2012, a instalação Radix, e, dois anos antes, integraram o Pavilhão de Portugal ao lado de Álvaro Siza, Ricardo Bak Gordon e João Luís Carrilho da Graça, na exposição No place like...

Carrilho da Graça está também este ano de regresso a Veneza, o mesmo acontecendo com Eduardo Souto de Moura, que em 2008 assinou, com Ângelo de Sousa, a instalação Cá fora: arquitectura desassossegada, e, em 2012, teve também uma obra muito próxima do seu mentor Álvaro Siza.

Outros nomes portugueses que integram a mostra Reporting from the Front são Inês Lobo (Lisboa), menos é mais (Porto), Paulo David (Funchal) e Summary, de Samuel Gonçalves (Porto).

Via Público.pt

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Aires Mateus e Souto de Moura participam da exposição portuguesa na Bienal de Veneza 2016" 28 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788308/aires-mateus-e-souto-de-moura-participam-da-exposicao-portuguesa-na-bienal-de-veneza-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.