Alemanha instala semáforos de LED nas calçadas para garantir a segurança dos pedestres

Sem sombra de dúvidas, os celulares trouxeram uma série de benefícios para quem vive nas cidades: podemos usar um aplicativo que nos indica quanto tempo falta para passar um ônibus, ou, com um GPS, podemos fugir do engarrafamento no trânsito.

No entanto, é verdade que às vezes nos distraímos com os celulares, arriscando, consequentemente, nossa segurança. Por exemplo, quando olhamos o celular ao cruzar uma rua sem nem nos darmos conta se o semáforo está verde ou vermelho para os pedestres.

Buscando evitar situações arriscadas como esta, na Alemanha estão sendo implementados semáforos especiais que chamam a atenção dos pedestres que estejam concentrados em seus celulares. A medida já foi adotada em duas cidades: Colônia e Augsburgo.

Estes semáforos são, na realidade, faixas de luzes LED localizadas nas esquinas das calçadas, próximas aos cruzamentos de pedestres, que, ao reconhecer a aproximação de um carro, VLT ou ônibus, começam a piscar e mudam para a cor vermelha.

© Süddeutsche Zeitung

Até agora, o sistema foi instalado em poucas esquinas, sobretudo naquelas com trânsito de alunos de escolas e universidades, afirmou o Süddeutsche Zeitung.

A escolha está ligada ao resultado de uma pesquisa realizada pela companhia Dekra em Amsterdã, Berlim, Bruxelas, Paris, Roma e Estocolmo, que revelou que quase 17% dos pedestres usam seus celulares enquanto caminham pelas ruas e que a maior parte destes tem entre 25 e 35 anos (22%).

© Süddeutsche Zeitung

As autoridades analisarão o impacto destes semáforos para saber se estes serão implementados em outros cruzamentos e cidades.

Sobre este autor
Cita: Amanda Marton. "Alemanha instala semáforos de LED nas calçadas para garantir a segurança dos pedestres" [Alemania instala semáforos led en las veredas para darle más seguridad a los peatones] 27 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788150/alemanha-instala-semaforos-de-led-nas-calcadas-para-garantir-a-seguranca-dos-pedestres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.