i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Residencial
  4. Brasil
  5. 4D-Arquitetura
  6. 2015
  7. Casa ML431 / 4D Arquitetura

Casa ML431 / 4D Arquitetura

  • 05:00 - 23 Maio, 2016
Casa ML431 / 4D Arquitetura
Casa ML431 / 4D Arquitetura, © Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

© Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi + 37

  • Equipe

     Arq. Carlos Eduardo Mayresse, Arq. Juliana Piletti,  Arq. Juliano Spader
  • Projeto Estrutural, Elétrico e Hidráulico

    Audax Engenharia – Eng. Douglas Fröhlich
  • Mais informações Menos informações
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Do arquiteto. No Condomínio Alphaville da Zona Sul de Porto Alegre a arquitetura contemporânea está presente com suas  linhas retas e seus materiais construtivos diferenciados. A pureza das formas dá a esta residência de 360m²  imponência para não deixar os olhos passarem distraídos.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Em um terreno de 480 m², esta casa ML431 foi projetada pelos arquitetos do escritório 4d‐arquitetura para um casal que já planeja preencher ainda mais os espaços do lar com os  filhos que virão.  

Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Térreo

Respeitando o plano de construção do condomínio no qual o lote faz parte, os arquitetos trabalharam com  a escalonamento dos acessos: a garagem foi planejada para estar compatível ao nível da rua, o hall a 1,5  metro, o térreo a 3 metros e o segundo pavimento está a 6 metros abrigando os dormitórios. De acordo  com os arquitetos, a composição volumétrica é a solução adequada para atender às exigências para  edificações do condomínio combinada ao desejo dos clientes por espaços integrados e fluídos, com muita  luz natural e ventilação cruzada.  

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Na fachada frontal o uso da madeira se destaca, já que foi usada prioritariamente para as aberturas. Assim,  também o olhar é conduzido a perceber os níveis propostos: para a porta da garagem, a porta principal e as  grandes aberturas superiores — que fechadas formam um único plano.  

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

O ambiente de estar com pé‐direito duplo funciona como o coração da casa. É onde, depois do hall de  entrada, estão o ambiente de estar, jantar e cozinha. O escritório do casal, que está neste mesmo nível, foi  planejado com portas de correr permitindo o isolamento do ambiente caso necessário. Este bloco tem  conexão com a parte externa onde estão piscina, jardim e deck de madeira, nos fundos do lote para a  privacidade dos moradores.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi
Corte
Corte

 A iluminação zenital superior e os diversos rasgos e panos de vidro que compõem este espaço deixam o  ambiente bem iluminado, e nas palavras dos moradores “possibilita deitar no sofá à noite e apreciar as  estrelas”.  

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Para conectar o ambiente de estar com o segundo pavimento, uma escada com estrutura metálica e degraus  maciços de madeira com laterais de vidro dá leveza à composição. Neste nível mais alto estão as três suítes  da residência: duas com orientação pra frente do lote e uma principal para os fundos que se conectam por  uma única passarela deixando espaço livre para luz natural chegar ao ambiente inferior.   

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Casa ML431 / 4D Arquitetura" 23 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <http://www.archdaily.com.br/br/788019/casa-ml431-4d-arquitetura>