Casa ML431 / 4D Arquitetura

Casa ML431 / 4D Arquitetura - JanelaCasa ML431 / 4D Arquitetura - FachadaCasa ML431 / 4D Arquitetura - Fachada, JanelaCasa ML431 / 4D Arquitetura - Janela, VigaCasa ML431 / 4D Arquitetura - Mais Imagens+ 32

Porto Alegre, Brasil
  • Arquitetos: 4D-Arquitetura; 4D Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  315
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Esquadrias Baiana, Grupo Santoro RS, IEW Marcenaria, Ispersul Engenharia Ltda, Klarel Basaltos, Project Vidros, Selbach Esquadrias, Serralheria SL
  • Equipe:  Arq. Carlos Eduardo Mayresse, Arq. Juliana Piletti,  Arq. Juliano Spader
  • Projeto Estrutural, Elétrico E Hidráulico: Audax Engenharia – Eng. Douglas Fröhlich
  • Cidade: Porto Alegre
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa ML431 / 4D Arquitetura - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. No Condomínio Alphaville da Zona Sul de Porto Alegre a arquitetura contemporânea está presente com suas linhas retas e seus materiais construtivos diferenciados. A pureza das formas dá a esta residência de 360m² imponência para não deixar os olhos passarem distraídos.

Casa ML431 / 4D Arquitetura - Fachada
© Marcelo Donadussi

Em um terreno de 480 m², esta casa ML431 foi projetada pelos arquitetos do escritório 4d‐arquitetura para um casal que já planeja preencher ainda mais os espaços do lar com os  filhos que virão.  

Planta Baixa - Térreo

Respeitando o plano de construção do condomínio no qual o lote faz parte, os arquitetos trabalharam com  a escalonamento dos acessos: a garagem foi planejada para estar compatível ao nível da rua, o hall a 1,5  metro, o térreo a 3 metros e o segundo pavimento está a 6 metros abrigando os dormitórios. De acordo  com os arquitetos, a composição volumétrica é a solução adequada para atender às exigências para  edificações do condomínio combinada ao desejo dos clientes por espaços integrados e fluídos, com muita  luz natural e ventilação cruzada.  

Casa ML431 / 4D Arquitetura - Cadeira, Janela
© Marcelo Donadussi

Na fachada frontal o uso da madeira se destaca, já que foi usada prioritariamente para as aberturas. Assim,  também o olhar é conduzido a perceber os níveis propostos: para a porta da garagem, a porta principal e as  grandes aberturas superiores — que fechadas formam um único plano.  

Casa ML431 / 4D Arquitetura - Imagem 19 de 37
© Marcelo Donadussi

O ambiente de estar com pé‐direito duplo funciona como o coração da casa. É onde, depois do hall de  entrada, estão o ambiente de estar, jantar e cozinha. O escritório do casal, que está neste mesmo nível, foi  planejado com portas de correr permitindo o isolamento do ambiente caso necessário. Este bloco tem  conexão com a parte externa onde estão piscina, jardim e deck de madeira, nos fundos do lote para a  privacidade dos moradores.

Casa ML431 / 4D Arquitetura - Escada, Corrimão
© Marcelo Donadussi
Corte

 A iluminação zenital superior e os diversos rasgos e panos de vidro que compõem este espaço deixam o  ambiente bem iluminado, e nas palavras dos moradores “possibilita deitar no sofá à noite e apreciar as  estrelas”.  

Casa ML431 / 4D Arquitetura - Janela, Viga
© Marcelo Donadussi

Para conectar o ambiente de estar com o segundo pavimento, uma escada com estrutura metálica e degraus  maciços de madeira com laterais de vidro dá leveza à composição. Neste nível mais alto estão as três suítes  da residência: duas com orientação pra frente do lote e uma principal para os fundos que se conectam por  uma única passarela deixando espaço livre para luz natural chegar ao ambiente inferior.   

Casa ML431 / 4D Arquitetura - Imagem 7 de 37
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre - RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa ML431 / 4D Arquitetura" 23 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/788019/casa-ml431-4d-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.