Marina Port Vell / SCOB

Marina Port Vell / SCOB - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: SCOB; SCOB
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  19420
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Crassevig, Forma 5, Visendum, Vitrocsa
  • Estruturas: Ignacio Vallet, Juan Pablo Rodríguez
  • Engenharia: IMPLANTA. Carlos Morancho
  • Iluminação: ARTEC 3. Maurici Ginés
  • Elementos Gráficos: Mariona García, David Martín
  • Arquiteto Técnico: Jose Antonio Mendoza
  • Diretor De Projeto: Paul Lowndes, Joan Gonzalez
  • Construtora: O.H.L. (Obrascon Huarte Lain) PAISAJE: U.T.E. (O.H.L. + S.A.T.O.)
  • Elementos Graficos Urbanos: Essa Punt
  • Autores: Sergi Carulla e Óscar Blasco
  • Equipe: Susana Toyos, Nathalia Baños, Yaiza Terré, Gerard Yubero, Begoña Garrido, Xavier Gràcia
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Adrià Goula

A PAISAGEM

Uma das ideias principais do projeto do SCOB Arquitectura i Paisatge era conseguir a interação paisagística dos novos edifícios e do espaço portuário da marina, no entorno urbano do Caminho de Borbón e do cais de Espanha e Pescadores. A proposta cria um sistema capaz de encontrar uma solução arquitetônica não somente para os edifícios, mas também para todos os elementos envolvidos na paisagem (mobiliário urbano, pequenos depósitos, sinalização, etc) estabelecendo uma estreita relação entre eles. Procura-se a unificação de toda a intervenção com a finalidade de conseguir criar uma imagem contínua. Os materiais e cores utilizados foram escolhidos através de uma linguagem comum integrando-se ao entorno.

Planta

Os edifícios estão cobertos por um tramado desenhado especialmente para este projeto com o nome de OO, que proporciona proteção à radiação solar, fortes ventos e o ambiente salino. As formas suaves e arredondadas outorgam calidez e leveza aos edifícios. O desenho da cobertura remete aos toldos feitos pelos pescadores que utilizam uma grande rede para se proteger da luz solar durante os meses de verão. 

O EDIFÍCIO DE SERVIÇOS PORTUÁRIOS (A Galeria)

Este edifício abriga os escritórios das empresas de gestão que operam no porto desportivo, uma pequena academia, assim como salas multiuso e salas dos funcionários. É um edifício de dois pavimentos, situado em uma plataforma sobre a água, aproveitando uma área que não está apta para a ancoragem. A estrutura está cobertura por um tramado branco, como o outro porto desportivo. A cobertura é mais presente na fachada sul, com mais radiação solar e menos na fachada norte, coincidindo com as vistas para a cidade. 

© Adrià Goula

O desenho pretende enfatizar a ideia de continuidade ao exterior, trabalhando com um critério que evoca o interior de um barco. A estratégia de distribuição do espaço está baseada no agrupamento das áreas fechadas que possuem atividades mais privadas, como oficinas e serviços. O espaço intersticial fica livre para o trânsito e para o uso público, procurando uma relação mais estreita e o contato com o ambiente exterior. 

Planta Baixa
Esquema

No térreo está localizada a recepção, os escritórios administrativos, academia e área de descanso, banheiros, vestiários, lavanderia e sala de funcionários. No primeiro pavimento estão os escritórios, salas de reunião e uma sala multiuso.

© Adrià Goula

EDIFÍCIO DE ENTRADA (OneOcean Club)

O edifício acolhe o clube privado para os usuários da marina, OneOcean Club, que inclui um restaurante e o bar BlueWave, organizados em duas estruturas unidas por uma grande cobertura. 

© Adrià Goula
Esquema

Esta foi pensada como uma quinta fachada, desde a qual se desprende o tramado criando diversos espaços e terraços. As únicas áreas fechadas do edifício são a cozinha, as instalações e as áreas de armazenamento. As outras áreas estão abertas ao mar e a cidade.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Port Vell, 08039 Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Marina Port Vell / SCOB" [Marina Port Vell / SCOB] 21 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787928/marina-port-vell-scob> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.