Sede JTI / SOM

Sede JTI / SOM - Mais Imagens+ 24

© Adrien Barakat

Descrição enviada pela equipe de projeto. Rodeado de áreas verdes e construído sobre um antigo lote industrial, a nova sede da JTI está localizada no distrito de Genebra, lar de prestigiadas organizações institucionais. Produto da colaboração entre arquitetura da empresa, engenharia estrutural e equipes internas, o projeto vencedor do concurso consolida quatro premissas da empresa coexistindo no mesmo edifício, e mostra o compromisso do SOM com o desenho integrado, a sustentabilidade e soluções inovadoras para o local de trabalho.

© Adrien Barakat

A arquitetura extrai referências não só de seu contexto imediato, mas também do lago de Genebra e os Alpes, estabelecendo uma forte identidade entre seus ilustres vizinhos, enquanto resposta sensível ao contexto de gabarito baixo. A forma do edifício foi orientada pela desafiadora forma triangular do terreno e a necessidade de maximizar o espaço aproveitável. Ao elevar as esquinas do nordeste e sul do edifício, um pátio público foi esculpido, criando permeabilidade em relação ao lote, dando a ele uma abertura à área local, facilitando as conexões diretas dos pedestres ao centro de transporte local. O impressionante espaço abaixo de um balanço e as luzes de 60 a 75 metros, proporciona ao edifício fachadas únicas e, além disso, criam um sentido único à chegada dos funcionários e visitantes.

© Adrien Barakat

Uma rota contínua de circulação cria um percurso através de todo o edifício - da entrada ao restaurante panorâmico - conecta os escritórios de planta livre, 66 salas de reunião, 31 áreas de trabalho colaborativo, 23 pontos de café, loja de delicatessen, centro de negócios e auditório, academia, 2 terraços e uma série de espaços sociais. Esta via se distingue pelo uso consistente de uma paleta de cores e mobiliário, com o uso de materiais de origem regional com acabamentos rústicos. Uma série de instalações curadas por artistas de renome internacional, Liam Gillick e Sol Levitt, servem como centros sociais e ferramentas de busca de vias para a conectividade.

© Hufton+Crow
Planta Térreo
© Adrien Barakat

O conceito de projeto interior aumenta, tanto a conexão vertical, quanto horizontal, respondendo ao desejo do cliente de criar um espaço social de colaboração para a comunidade e seus mais de mil funcionários. O SOM desenvolveu modelos de trabalho sob medida para seu uso em todo o espaço da sede da JTI. A empresa foi capaz de romper os silos das empresas e contribuir com a criação de uma rede de trabalho sem problemas, proporcionando flexibilidade a longo prazo para dar conta das necessidades mutáveis da companhia. O espaço de planta livre foi conformado a partir de uma solução inovadora de desenho de engenharia; um sistema de tubos estruturais de aço com torção periférica, permitindo que as placas de piso vençam 18 metros de vão entre pilares.

© Hufton+Crow

A inovadora Fachada Fechada (CCF) foi projetada em colaboração do Josef Gartner GmbH como um sistema de cortina única que responde às demandas de mudança de estações, as condições climáticas externas, e, ao mesmo tempo, proporciona uma vista excepcional e maximiza a penetração de luz natural no espaço de trabalho. Os painéis de vidro vão de piso a teto e medem 3 metros de largura por 4,2 de altura. Estes, constam de envidraçamento triplo na parte interna e envidraçamento simples no exterior, formando uma cavidade com um tolo de tela no meio. Os painéis se fecham e dispõem de um sistema por pressão de ar filtrado e umidificado que impede a condensação e acúmulo de calor dentro da cavidade. O sistema CCF prioriza o conforto dos usuários e reduz a demanda energética além das emissões de carbono de todo o edifício, o que ajuda a cumprir com os requisitos das Diretrizes Europeias de Energia e a qualificação de sustentabilidade suíça, Minergie. O sistema representa um dos melhores para realizar todos os sistemas de fachada de vidro da história do escritório SOM.

Corte

O edifício foi amplamente reconhecido por seu impacto positivo na comunidade, onde espera-se e deseja-se que o projeto seja um catalizador para o desenvolvimento futuro da área. O projeto, que está entre os mais sustentáveis da Europa, também inclui uma creche de 1.162 m2 para 104 crianças e 8.162 m2 de um novo espaço público, que foi construído em colaboração com a cidade de Genebra.

© Adrien Barakat

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Genebra, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede JTI / SOM" [JTI Headquarters / SOM] 20 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787684/sede-jti-som> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.