Caixa d'Água / V+

Caixa d'Água / V+ - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: V+; V+
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  314
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  MDB metal
  • Greisch: Greisch
  • Técnicas Especiais: SNC Lavish
  • Cidade: Mons
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de V+

Descrição enviada pela equipe de projeto. Caixas d'água são infraestruturas que transcendem sua função técnica e ajudam a dar forma à paisagem. A maioria delas foi construída no século XX, são geralmente peças desenvolvidas a partir de uma simples extrusão ou revolução de um perfil em torno de um eixo central. Ainda que esta concepção gere uma imagem simples e racional de domínio, evocando um destinatário amplo em várias ocasiões, esta surge de uma lógica onde o líquido contido prevalece sobre a paisagem. O cliente queria aproveitar este inusual momento: a construção de uma nova caixa d'água, para criar um projeto que questionasse a figura desse elemento e converter este projeto num símbolo forte e também num ponto de referência para o importante polígono industrial de Ghlin-Baudour.

Axonométrica

O projeto serve como uma resposta direta à função de uma caixa d'água, um tanque circular de 20 metros de diâmetro que encontra-se numa plataforma com 50 metros de altura. A estrutura de suporte da plataforma está formada por um X, e uma forma em V que expõe o concreto. O tanque de 2000 m³ não representa a continuação da estrutura, mas uma estrutura independente que descansa sobre um suporte. Portanto, a plataforma oferece uma grande flexibilidade no caso de qualquer reconversão futura da caixa d'água.

© Maxime Delvaux @ 354 photographers

O tanque retirado dá ao volume uma transparência elegante enquanto as luzes da noite dão ao tanque flutuante uma aura de mistério. A imponente estrutura é enriquecida pela fragilidade presente, que é rara no estrito mundo da engenharia. Projeta-se uma figura dinâmica que pode ser observada numa variedade de maneiras desafiantes pelos usuários do canal e da rodovia próxima.

Croqui

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ghlin, Mons, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Caixa d'Água / V+" [Water Tower / V+] 17 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787660/caixa-dagua-v-plus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.