Courtyard Village / Kéré Architecture

Courtyard Village / Kéré Architecture - Imagem 2 de 18Courtyard Village / Kéré Architecture - Imagem 3 de 18Courtyard Village / Kéré Architecture - Imagem 4 de 18Courtyard Village / Kéré Architecture - Imagem 5 de 18Courtyard Village / Kéré Architecture - Mais Imagens+ 13

  • Arquiteto Responsável: Diébédo Francis Kéré
  • Cidade: Milão
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Courtyard Village / Kéré Architecture - Imagem 11 de 18
Cortesia de Kéré Architecture

Descrição enviada pela equipe de projeto. Diébédo Francis Kéré criou um pavilhão de pedra e madeira rodeado por vegetações silvestres no Palazzo Litta, um palácio histórico em Milão. 

Utilizando como base a dinâmica social e espacial de um povoado típico da África, a Courtyard Village pretende estabelecer caminhos de encontro social entre os visitantes. A definição deste terreno comunal é uma plataforma elevada, rodeada por uma cobertura de gramíneas nativas da Itália. No alto da plataforma existem três refúgios abertos e circulares de pedra, cuja conformação e materialidade dualmente expressam um sentido de transparência e massividade. Na parte superior, uma cobertura suspensa de bambu protege e confere sombra à comunidade abaixo. 

Courtyard Village / Kéré Architecture - Imagem 3 de 18
© Piercarlo Quecchia

A instalação conta com a primeira cadeira desenhada por Kéré. Chamada ZIBA, a peça faz referência aos tradicionais bancos africanos que possuem a forma de troncos maciços esculpidos com ferramentas feitas à mão. O banco ZIBA, de cedro perfumado, reinterpreta este processo utilizando uma avançada tecnologia digital. O nome do banco se refere à uma expressão lúdica de  Burkina Faso que desestimula a ociosidade. A peça foi desenhada por Kéré para Riva 1920, a marca italiana especializada em móveis de madeira maciça. 

Courtyard Village / Kéré Architecture - Imagem 15 de 18
© Piercarlo Quecchia
Courtyard Village / Kéré Architecture - Imagem 17 de 18
Planta Baixa
Courtyard Village / Kéré Architecture - Imagem 9 de 18
Cortesia de Kéré Architecture

A empresa italiana Casone produziu a parte de alvenaria do pavilhão, que transmite uma sensação de leveza e transparência. "Em busca da expressão ideal do material, a estreita colaboração entre Casone e Diébédo Francis Kéré pretende reinterpretar o método de construção mais primitivo, empilhando pedras, de maneria inovadora e audaz", disse a equipe. Seis variedades de pedra foram utilizadas no pavilhão, estabelecendo conexões entre a materialidade e o artesanato, tanto do palácio histórico quanto da paisagem urbana circuncidante. O reconhecido escritório de paisagismo, Euro Ambiente, proporciona gramíneas silvestres no pavilhão, que crescem de forma espontânea ao longo dos rios italianos, junto com os talos de bambu. 

Courtyard Village / Kéré Architecture - Imagem 12 de 18
© Piercarlo Quecchia

Utilizando 500 metros quadrados, o pátio encontra-se no coração do Palácio de estilo barroco, Litta. Anteriormente propriedade de uma das famílias nobres de Milão, o palácio serviu durante muito tempo como um lugar importante para eventos culturais e políticos. Grandes festas para figuras como Napoleão Bonaparte e Margarita Teresa da Espanha aconteceram ali. "Eu gosto muito do poder da arquitetura do Palácio Litta, o acolhedor pátio e as amplas habitações, onde em cada canto existe uma surpresa", disse Kéré. "Este é um excelente cenário para mostra o desenho contemporâneo".

Courtyard Village / Kéré Architecture - Imagem 18 de 18
Fachada

A Courtyard Village é a peça central da exposição "Uma questão de percepção: Tradição e Tecnologia", que explora como as tradições do homemade vão ao encontro da tecnologia moderna. O espetáculo foi organizado pela publicação belga DAMn° Magazine e o organizador de eventos Mosca Partners. A exposição foi parte da Fuorisalone 2016.

Courtyard Village / Kéré Architecture - Imagem 4 de 18
© Giovanni Desandre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Milão, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Courtyard Village / Kéré Architecture" [Courtyard Village / Kéré Architecture ] 15 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787427/vila-patio-kere-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.