"A Contracorriente": Pavilhão do Chile na Bienal de Veneza 2016

Com curadoria de Juan Román e José Luis Uribe,a representação do Chile na Bienal de Veneza 2016 será a mostra A Contracorriente, que exibirá 15 projetos de estudantes que têm como objetivo transformar a vida cotidiana das pessoas que vivem em regiões rurais do país.

A Contracorriente exibe o trabalho de uma nova geração de arquitetos que conceberam, financiaram, projetaram e construíram pequenos projetos de arquitetura para obterem seus diplomas. Projetos que foram construídos com muitos poucos meios, utilizando os recursos excedentes dos processos agrícolas e materiais locais disponíveis em contextos rurais.

© Felipe Aranda Quiroz

O pavilhão pretende mostrar "arquiteturas" que se movem em direção contrária ao habitual, acentuando os costumes e a paisagem de um mundo rural centrado na agricultura, e que têm como objetivo melhorar a vida cotidiana de seus habitantes. 

Mirador Comedor Emergente / Javier Rodríguez Acevedo. Cortesia de Javier Rodríguez Acevedo

Segundo o juri que escolheu Juan Román como curador da mostra, "a proposta se concentra no problema da transformação das zonas rurais, associado aos processo de exploração agroindustrial, e suscita uma visão crítica através da construção de uma série de projetos que se relacionam com esta nova paisagem."

Talca: Sombreadero en Cancha de Carreras a la Chilena. Cortesia de Carolina Solís

A participação do Chile na 15° Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza é organizada pelo Consejo Nacional de la Cultura y las Artes (CNCA), com o apoio do Ministerio de Asuntos Exteriores através de sua Oficina de Asuntos Culturales (DIRAC), e a Fundación Imagen de Chile.

SuporteProductivo para Ñiquén: reciclaje material e inspiración vernácula. Imagem © Yasna Monsalve

Curadores: Juan Román, José Luis Uribe
Comissários: Cristóbal Molina (Consejo Nacional de la Cultura y las Artes de Chile)
Equipe: José Luis Uribe, Andrea Griborio, Victor Letelier, Sebastián Preece, Cristina Paoli, Fernando Valenzuela e Héctor Labarca
Expositores: Felipe Aranda, Ximena Cáceres, Claudio Castillo, Ximena Céspedes, Gabriel Garrido, Carolina Guerra, Juan Francisco Inostroza, Yasna Monsalve, Felipe Muñoz, Daniel Prieto, Javier Rodríguez, Jonnattan Silva, Carolina Solís, Tanya Vera, Cesar Verdugo
Data: 28 de maio a 27 de novembro de 2016
Local: Artiglierie dell' Arsenale

Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. ""A Contracorriente": Pavilhão do Chile na Bienal de Veneza 2016" [A Contracorriente: Pabellón de Chile en la Bienal de Venecia 2016] 15 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787195/a-contracorriente-pavilhao-do-chile-na-bienal-de-veneza-2016> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.