Os acordos do Fórum Latino-Americano de Prefeitos do C40 para reduzir a poluição ambiental

Em 2005, quando Ken Livingstone era prefeito de Londres,  os líderes de 18 megacidades foram convocados para definir quais medidas poderiam ser adotadas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e os riscos climáticos. 

No ano seguinte, a iniciativa se uniu à Fundação Clinton, que fez com que o número de cidades participantes aumentasse para 40, dando origem à rede conhecida como C40, que elegeu as seguintes cidades para seu Comitê Diretor: Berlim, Hong Kong, Joanesburgo, Los Angeles, Londres, Nova Iorque, São Paulo, Seul, Tóquio e Jacarta.

Há algumas semanas, os membros deste grupo se reuniram em Buenos Aires, onde anunciaram uma Declaração de Cidades Latino-Americanas sobre o Pacto de Prefeitos e uma Declaração de Intenções.

Saiba, a seguir, o que diz cada declaração.

Declaração de Cidades Latino-Americanas sobre o Pacto de Prefeitos 

© David Baggins, via Flickr

“Mais de 700 das maiores cidades do mundo poderiam reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 1,5 milhões de toneladas por ano através da construção de melhores sistemas de transporte e evitando a expansão urbana."

Foi o que comentou Felipe Calderón, ex-presidente do México e Presidente da Comissão Mundial sobre a Economia e o Clima, sobre a declaração firmada por Bogotá, Buenos Aires, Caracas, Curitiba, Lima, México D.F., Quito, Rio de Janeiro e São Paulo no final de março em apoio ao Pacto de Prefeitos.

Esta iniciativa consiste na realização, por parte de cada cidade, de um relatório público sobre suas emissões que sirva como auto-avaliação que permitirá saber o quão preparada está a cidade diante dos efeitos de mudança climática. Além disso, este relatório especifica quais são as ameaças e vulnerabilidades enfrentadas por cada cidade, visando dar prosseguimento a um plano de ação que, por um lado, permita enfrentá-las e, por outro, assegure a redução das emissões poluentes. 

As seguintes cidades, embora não pertençam oficialmente ao C40, manifestaram seu apoio: Assunção, Belo Horizonte, Cali, Córdoba, Fortaleza, La Paz, Cidade do Panamá, Santo Domingo, Tegucigalpa, Santiago e Valparaíso. 

Declaração de Intenções de uma Cidade de Ônibus Limpos

© mariordo59, via Flickr

Seguindo a linha da declaração anterior, esta busca implementar ônibus de baixa emissividade e convidar os fabricantes de veículos a "descarbonizar o transporte público urbano", com o objetivo de melhorar a qualidade do arte e a vida nas cidades. 

No encontro, as cidades latino-americanas que aderiram à declaração são: Bogotá, Buenos Aires, Caracas, Curitiba, Quito, México D.F., Rio de Janeiro e Salvador.

Segundo uma pesquisa realizada pelo C40, em 2020, estas cidades terão uma frota de 114.655 que, se alterada para ônibus de emissão zero,  poderão reduzir o total de emissões em 1,78 milhões de toneladas anuais.

As cidades que apoiaram esta declaração, mas não são membros do grupo, são: Assunção, Belo Horizonte, Córdoba, Fortaleza, La Paz, Santo Domingo, Tegucigalpa e Valparaíso.

Saiba mais sobre os objetivos do C40 no vídeo a seguir.

Sobre este autor
Cita: Gaete, Constanza Martínez. "Os acordos do Fórum Latino-Americano de Prefeitos do C40 para reduzir a poluição ambiental" [Los acuerdos del Foro Latinoamericano de Alcaldes C40 para disminuir la contaminación ambiental] 11 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787086/os-acordos-do-forum-latino-americano-de-prefeitos-do-c40-para-diminuir-a-poluicao-ambiental> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.