Gottfried Böhm: filho, neto, marido e pai dos arquitetos

Concrete Love é um filme sobre a família Böhm. Filmado em sua residência em Colônia, na Alemanha, e no local de seus projetos, alguns concluídos e outros em construção, o diretor suíço do filme, Maurizius Staerkle-Drux, passou dois anos gravando cenas e conversas que oferecem uma profunda visão sobre o mundo do arquiteto, vencedor do Prêmio Pritzker, Gottfried Böhm, a falecida Elisabeth Böhm, e seus três filhos.

Saiba mais, a seguir.

Gottfried Böhm: filho, neto, marido e pai dos arquitetos - Mais Imagens+ 17

Um homem idoso senta-se à cabeceira da mesa, de braços cruzados. Ele parece austero. Um homem de meia-idade está apresentando uma maquete. "O que você está fazendo não é bom", diz Gottfried. Seu filho Paul Böhm olha para cima, senta-se ao lado dele, também cruza os braços e responde: "Mas é como eu quero". Concrete Love é um documentário calmo, observacional sobre os Böhms, uma família alemã de arquitetos, onde trabalho, vida privada e familiar estão intimamente entrelaçados. Gottfried é filho, neto, marido e pai de arquitetos.

"A conexão entre meus parentes em Colônia e a família Böhm significava que eu já tinha uma amizade de longa data com eles antes do filme ser concebido", lembra Staerkle-Drux. "Em Gottfried Böhm vi um artista formidável cheio de curiosidade juvenil - um contemporâneo de espírito - apesar dos 70 anos de diferença de idade entre nós."

"Gottfried ainda trabalha todos os dias em projetos de construção com seus filhos - Stephan, Peter e Paul - que também são arquitetos e operam seus próprios escritórios dentro da mesma casa de família. "Desde o início do processo, Staerkle-Drux tornou-se profundamente interessado nas maneiras em que a família Böhm (quase) perfeitamente fundem suas vidas pessoais e profissionais".

Por mais de dois anos Staerkle-Drux rodou o filme na residência dos Böhms, projetada por Domenikus Böhm. "Eu queria explorar as histórias pessoais que estão por trás das fachadas de seus edifícios e mostrar que essas construções também expressam uma grande emoção." 

© Lichtblickfilm Köln / 2:1 Film Zürich
© Lichtblickfilm Köln / 2:1 Film Zürich. Fotografien von Raphael Behinder

Concrete Love "documenta o momento em que a família perde o seu coração emocional: Elisabeth, que, assim como uma arquiteta, também foi uma esposa e uma mãe - e sua mais importante fonte de inspiração". 

Ele não esperava que, após a morte de sua mulher aos 94 anos, embarcaria numa viagem de volta para seus edifícios mais significativos, que marcaram sua vida.

Você pode saber mais sobre o filme, aqui, e pode comprar o documentário, disponível em português, aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Taylor-Foster, James. "Gottfried Böhm: filho, neto, marido e pai dos arquitetos" [Gottfried Böhm: the Son, Grandson, Husband and Father of Architects] 06 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786944/gottfried-bohm-filho-neto-marido-e-pai-dos-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.