i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Conselho das Cidades aprova resolução do CAU/CE para fixar arquitetos nos municípios cearenses

Conselho das Cidades aprova resolução do CAU/CE para fixar arquitetos nos municípios cearenses

Conselho das Cidades aprova resolução do CAU/CE para fixar arquitetos nos municípios cearenses
Conselho das Cidades aprova resolução do CAU/CE para fixar arquitetos nos municípios cearenses, Maranguape, CE. Image © Bryan, via Flickr. CC
Maranguape, CE. Image © Bryan, via Flickr. CC

Foi aprovada a resolução proposta pelo presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), Odilo Almeida Filho, membro do ConCidades, que trata do fortalecimento das políticas de desenvolvimento urbano através do incentivo à residência de arquitetos e urbanistas nos municípios cearenses.

Conforme dados de 2016 do CAU/CE, constata-se carência desses profissionais na grande maioria das cidades cearenses. Apenas 35 dos 184 municípios (19%) possuem arquitetos e urbanistas residentes, concentrando 92% dos profissionais do estado. Os números indicam uma dificuldade efetiva para a implementação de políticas de desenvolvimento urbano e de assistência técnica pública e gratuita para projeto e construção de habitação de interesse social nos municípios.

A Resolução recomenda a adoção de políticas de incentivo à fixação de arquitetos e urbanistas nas cidades que ainda não contam com esses profissionais. Uma dessas políticas seria, justamente, a criação do “Programa de Residência Universitária Para Arquitetos e Urbanistas”, destinado aos recém-formados para atuarem nos municípios cearenses, preferencialmente em atividades de planejamento urbano e regional e habitação de interesse social.

Segundo Odilo Almeida, a ideia da proposta deu-se como busca de solução para o crescimento rápido e desordenado das pequenas e médias cidades brasileiras, associando esse contexto à má distribuição geográfica de arquitetos e urbanistas. No caso cearense, concentrados, predominantemente, na Região Metropolitana de Fortaleza. Então, para estimular uma distribuição mais equilibrada dos profissionais, a iniciativa visa promover a Residência Universitária, com bolsa de estudos e título de pós-graduação.

“Seria uma forma do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, fazer uma aproximação dessa mão de obra, sem a qual não há política de desenvolvimento urbano, com os municípios”, explica o presidente do CAU/CE.

Via CAU/CE

Cita: Romullo Baratto. "Conselho das Cidades aprova resolução do CAU/CE para fixar arquitetos nos municípios cearenses" 06 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <http://www.archdaily.com.br/br/786884/conselho-das-cidades-aprova-resolucao-do-cau-ce-para-fixar-arquitetos-nos-municipios-cearenses>
Ler comentários