Campus de Inovação Boldrewood / Grimshaw

Campus de Inovação Boldrewood / Grimshaw - Mais Imagens+ 6

© Diane Auckland - Fotohaus

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Campus de Inovação Boldrewood da Universidade de Southampton foi recentemente inaugurado pela princesa britânica em uma cerimônia oficial. O terreno de 4 hectares coloca a universidade na vanguarda da pesquisa marítima através da localização do Instituto Marinho e Marítimo de Southampton e instalações de pesquisa e apoio à Faculdade de Engenharia e Meio Ambiente com o Centro de Tecnologia Global Lloyd Register. Esta colaboração exclusiva garante que estudantes e pesquisadores tenham acesso a estudos de casos reais, enquanto os engenheiros do Centro de Tecnologia têm acesso à pesquisas de ponta. O complexo de 140 milhões de libras esterlinas é o maior projeto universitário europeu até hoje e inclui o plano diretor global e projeto de todos os edifícios do campus.

Planta - Térreo

Atualmente, quatro edifícios foram concluídos e ocupados: uma para o Centro Lloyd Register e três para a universidade, que inclui uma instalação de ciências hídricas que acomoda um simulador de 138 metros e um tanque de ondas, dois túneis de vento grandes, juntamente com calhas de água para o estudo detalhado da dinâmica dos fluidos. As entradas para estes edifícios passam por um gramado em declive, no centro de um espaço aberto que serão claramente definidos no coração do campus quando o edifício final, o novo Laboratório Nacional de Infraestrutura, for concluído em 2018.

© Jim Stephenson

Com a colaboração interdisciplinar com principal objetivo do novo campus, tivemos muito cuidado para encontrar a forma mais adequada de facilitar isso através do projeto arquitetônico. O edifício ao sul compartilha um pódio com o Centro de Tecnologia Global Lloyd, unindo as duas organizações com o Instituto Marítimo, ambos projetados especificamente para projetos colaborativos. Os edifícios compartilham o conceito de um átrio central com propriedades acústicas favoráveis ao discurso, juntamente com escadas acessíveis e espaçosas.

Corte

Neven Sidor, parceiro da Grimshaw no projeto, disse: "É incomum para um único escritório de arquitetura ser responsável pelo plano diretor e todos os edifícios dentro dele, e estávamos conscientes da necessidade de equilibrar a harmonia do inteiro contra a individualidade de suas partes. Por esse motivo, desenvolvemos uma família de edifícios, derivando unidades a partir de uma paleta de materiais e da diversidade das proporções em que foram utilizados estes materiais. Estes são edifícios refinados e discretos com caráter determinado de simples detalhes."

© Jim Stephenson

A paleta de materiais para os quatro edifícios inclui mármore, utilizados principalmente em torno de elementos do embasamento, painéis de zinco, elementos em terracota, alumínio anodizado, vidro e cedro. Elementos simples de sombreamento foram adicionados às fachadas, apenas quando necessário, para criar um padrão de sombreamento adequado para cada fachada. Nas fachadas leste e oeste, estes elementos são verticais, e nas fachadas sul são horizontais, e as fachadas norte não possuem estes elementos.

© Jim Stephenson

Detalhes do interior de edifício do Centro de Teconologia Lloyd são emblemáticos das atividades que acontecem nele. Há uma marcante placa de aço em balanço na "escada do navio" dentro do átrio, com degraus de madeira naval. 

© Jim Stephenson

O ex-vice Reitor da Universidade de Southampton, Professor Don Nutbeam disse: "Este novo campus irá permitir o desenvolvimento das nossas atividades de pesquisa e de empreendedorismo, e melhorar a nossa capacidade de fazer grandes avanços e inovações. O que foi construído aqui é uma real visão do futuro. A expansão da Universidade de Southampton e do Centro de Tecnologia Global Lloyd Register para este campus principal serve como um trampolim para a inovação e uma fonte de inspiração para todos aqueles que trabalham e estudam aqui, bem como aqueles que vêm a colaborar conosco em Southampton."

© Jim Stephenson

Muitos aspectos das melhores práticas atuais no campo da sustentabilidade  foram empregados em edifícios em todo o campus, como o armazenamento térmico noturno através de placas de concreto expostas, opções de ventilação natural, minimização de ganho solar através de sombreamento externo apropriado, um sistema de filtragem de água da chuva inovador, sistemas de baixo consumo energético, entre outros. Todos os quatro edifícios são iluminados exclusivamente com LED, os primeiros edifícios de sua categoria no Reino Unido.

© Jim Stephenson

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Burgess Rd, Southampton, Southampton SO16 3AY, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Campus de Inovação Boldrewood / Grimshaw" [Boldrewood Innovation Campus / Grimshaw] 02 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786655/campus-de-inovacao-boldrewood-grimshaw> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.