Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital

Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital - Imagem 6 de 46Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital - Imagem 2 de 46Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital - Imagem 3 de 46Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital - Imagem 4 de 46Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital - Mais Imagens+ 41

São Paulo, Brasil
  • Equipe: Alejandra Ferrera, Bruno Santucci, José Amorim, Roni Ebina
  • Cliente: Porto Seguro - Seguros
  • Colaboradores: Bruna Shayenne, Eduardo Dugaich, Fabio Onuki , João Osniki, Leila Leão, Maria Angêlica Damico, Nara Diniz, Ricardo Cristoffani, Rodrigo Nakajima
  • Engenheiro Civil: Luiz Fernando Büll
  • Coordenador: Bruno Paisana
  • Estrutura De Concreto: JKMF Engenharia - Eng. Ângela Tozzo
  • Estrutura Metálica: Kurdjian Fruchtengarten Engenharia
  • Luminotécinica: Gustavo Lanfranchi
  • Builder: Teixeira Duarte SA
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital - Imagem 4 de 46
© Fabio Hargesheimer

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um convite ao público é feito através de grandes entradas, sem barreiras físicas e com caráter acolhedor. As dobras orientam o percurso e aguçam a curiosidade de descobrir o novo espaço. Um monólito puro em concreto aparente da vida ao novo equipamento cultural da cidade de São Paulo, Brasil.

Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital - Fotografia de Exterior, Fachada
Courtesy of Yuri Vital Team

Localizado nos Campos Elíseos, área central da cidade, no encontro da Alameda Barão de Piracicaba com a Alameda Nothmann, a Arquitetura proposta vem de encontro com uma série de medidas que visam a revitalização urbana dessa região. 

Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital - Fotografia de Exterior, Fachada
Courtesy of Yuri Vital Team

Conhecida nos anos 40 como bairro da elite paulista, e local da sede do Governo do Estado e das estações Júlio Preste e Estação da Luz, a região passou por um conturbado processo de desenvolvimento, e atualmente os Campos Elíseos possui casarões abandonados e é palco de um intenso problema social da cidade, com isso, acabou recebendo a alcunha de "Cracolândia", devido ao consumo excessivo de entorpecentes que acontece nas ruas locais.

Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital - Imagem 20 de 46
© Fabio Hargesheimer
Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital - Imagem 39 de 46
Corte
Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital - Imagem 2 de 46
© Fabio Hargesheimer

Em contraponto a essa dura realidade, o novo equipamento cultural veio para catalisar transformação da região, e melhorar o cenário urbano local. Concebido para ser local de desenvolvimento e apresentação das mais variadas expressões artísticas contemporâneas, o espaço tem como objetivo abrigar: exposições, atelies, cursos, workshops, simpósios, feiras, festas e festivais. Portanto, a diversidade da espacialidade dos espaços internos foi pensada para conferir grande flexibilidade de uso, o que possibilita, assim, diversos arranjos de curadoria e escalas de exposições. Fatos que enriquecem a experiência do usuário no local. Com uma fachada arrojada de concreto, com dobras que parecem dobraduras, a arquitetura brinca com sombras que se transformam em luz quando acessada pelo visitante.

Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital - Imagem 17 de 46
© Fabio Hargesheimer

O programa do Espaço Cultural se divide em áreas de apoio (administração, curadoria, salas de aula e sanitários) e espaços expositivos.  A edificação recebe dobras que fazem um contraste ao formalismo tradicional de uma galeria de arte. Estas dobras conferem arranjos técnicas como dividir os espaços expositivos, orientar os acessos e garantir uma boa acústica devido a quebra do paralelismo.

Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital - Fotografia de Interiores
Courtesy of Yuri Vital Team

Nos espaços que são necessários, iluminação e ventilação tais como: administração, curadoria, salas de aula e sanitários, foi idealizado um fechamento diferenciado, onde a fachada de vidro é protegida por uma segunda pele de elemento vazado de concreto com madeira, criando assim uma fachada inusitada.

Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital - Imagem 16 de 46
© Fabio Hargesheimer

Outro aspecto interessante na obra é a forma como se da o acesso ao mezanino, feito através de uma rampa que se projeta para fora do edifício, criando oportunidade de um contato diferenciado com o meio externo, gerando uma pausa desejável para a transição dos pavimentos. Este espaço de transição também é uma oportunidade de contemplação ao Edifício Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, construção de relevância histórica da cidade.

Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital - Fotografia de Interiores, Cadeira
Courtesy of Yuri Vital Team
Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital - Imagem 44 de 46
Planta 3
Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital - Fotografia de Interiores
Courtesy of Yuri Vital Team

Além da arquitetura assimétrica de concreto, o complexo conta também com uma praça pública que articula o Espaço Cultural com os outros equipamentos (restaurante e loja) do local. A arte pode, portanto, extravasar o limite físico do edifício e criar espaços alternativos para exposições ao ar livre.  

Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital - Imagem 6 de 46
© Fabio Hargesheimer

Busca-se resolver o programa de necessidades em volumes puros, limitados por fachadas trabalhadas plasticamente com componentes que indicam as funções internas e volumes secundários de circulações verticais. A integração entre os espaços permite ao visitante um contato contemplativo com o meio externo. Formas assimétricas conferem contornos e linhas que instigam a descoberta do espaço.  A luz natural torna-se a artista principal dos espaços da Arquitetura. Aberturas em locais inusitados e com diferentes inclinações, fazem com que o jogo de luz e sombra preencham os espaços com toda a arte natural.

Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital - Imagem 12 de 46
Cortesia de São Paulo Arquitetura

O sistema construtivo adotado para a construção do Espaço Cultural foi o do concreto armado,  que além de ser uma técnica amplamente difundida e conhecida pela mão de obra local, teve sua grande influencia na Arquitetura Moderna Brasileira. O uso do concreto foi essencial para atender a plasticidade que a Arquitetura pedia, pois a capacidade de maleabilidade do material facilitou a construção das formas arrojadas do projeto. Portanto os elementos estruturais são componentes da obra, que assim como outros materiais empregados, foram utilizados com rigor plástico e também funcional. 

Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital - Imagem 3 de 46
Cortesia de São Paulo Arquitetura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Campos Elíseos, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural Porto Seguro / Yuri Vital" [Porto Seguro Cultural Center / Yuri Vital] 27 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786322/porto-seguro-cultural-center-sao-paulo-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.