Em Detalhe: Desenho universal em espaços públicos

No ano 2010 entrou em vigência no Chile a lei que estabelece uma série de normas que propõem uma mudança na mentalidade para pessoas com deficiência postulando que é o entorno construído que cria o grau de dificuldade. Assim foi criado o Manual de Acessibilidade Universal, entregando os critérios de desenho que terão 'caráter obrigatório para todo projeto ou obra que se execute nas ruas do Serviu Metropolitano seja com financiamento público ou privado, em concordância com a legislação vigente".

Hoje, em detalhe, revisamos este manual segundo seu índice e apresentamos alguns de seus pontos fundamentais, incluindo diagramas e planimetrias com as dimensões e operações corretas que devem se aplicadas no momento de desenhar espaços públicos para todos. 

Antropometria

A partir do corpo humano, são determinadas as dimensões mínimas requeridas para o uso cômodo e seguro do espaço para todas as pessoas. Ao compará-las com as medidas tradicionais, nos mostra o quão difícil pode ser para uma pessoa com deficiência mover-se em um espaço não desenhado para ela. No manual, também é possível encontrar dimensões para pessoas com muletas, com cão-guia e carro.

Antropometria / Pessoa em cadeira de rodas
Antropometria / Pessoa com bastão guia

Condições do Espaço Público

Calçadas. Indicações para desenhar a parte pavimentada da calçada, através de uma Rota Acessível que permita a circulação fluída de todas as pessoas. Sua largura ideal deve ser de 1.5m como um mínimo de 0.9 x 2.1 de elevação, sem obstáculos os desníveis. 

Piso Podotátil. Sinalização na Rota Acessível construída com pavimento de textura em relevo e cor contrastante no entorno, que permite guiar o deslocamento para pessoas com visão reduzida ou cegueira. 

Condições do Espaço Público / Rota acessível

Pavimentos

Piso Tátil de Alerta. Pavimento de textura com botões sobressalientes utilizada para advertir situações de perigo ao usuário. 

Condições do Espaço Público / Pavimento Tátil

Piso Tátil Guia. Pavimento de textura com faixas longitudinais instaladas no sentido da marcha, utilizada como guia para uma caminhada segura. 

Condições do Espaço Público / Peça Ceramica Tátil de Alerta

Peça cerâmica

Peça tátil de alerta. Botões sobressalientes aplicáveis sobre o pavimento de 40 x 40 cm, com espessura de 3.6 cm e 7 cm no caso de ser reforçados.

Peça Tátil Guia. Peça cerâmica com faixas longitudinais de 40 x 40cm, com espessura de 3.6 cm e 7 cm no caso de ser reforçados.

Condições do Espaço Público / Peça Ceramica Tátil Guia

Rebaixos de peitoril

Rebaixo de peitoril com elementos laterais.

Condições do Espaço Público / Rebaixos de Peitoril com elementos laterais

Rebaixo de Peitoril Encaixado.

Condições do Espaço Público / Rebaixos de Peitoril encaixados

Rebaixo de peitoril para Calçadas Estreitas.

Os rebaixes de peitoril não devem ter obstáculos como ralos, pias ou outros elementos. Se for impossível evitá-los, as ranhuras dever ser perpendiculares ao percurso do pedestre.

Condições do Espaço Público / Rebaixos de Peitoril para calçadas estreitas

Rampas

Os desníveis em espaços públicos devem ser suavizados sempre por escadas acompanhas por rampas, com uma largura mínima de 0.9m e uma inclinação entre 5% e 12%, incluindo piso tátil de alerta a 40 cm do seu início e término, além de um espaço de raio 1.5m na sua entrada e saída. Se a rampa possui mais de 1,5 metros, esta deverá contar um corrimão contínuo em ambos os lados a duas alturas, um a 0.95 m e outro a 0.7 m.

Condições do Espaço Público / Rampas menores e maiores que 1.5 m

* Faça o download do manual completo, que inclui o desenho de mobiliário urbano e pontos de ônibus neste link.

Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Em Detalhe: Desenho universal em espaços públicos" [En Detalle: Diseño Universal en Espacios Públicos] 26 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786299/em-detalhe-desenho-universal-em-espacos-publicos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.