Casa ALM / Estudio ODS

Casa ALM / Estudio ODS - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Estudio ODS; Estudio ODS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  185
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ricardo Santos
© Ricardo Santos

Remodelação de habitação em Tavira, Portugal.

A casa está inserida na malha consolidada da cidade de Tavira num lote estreito com limites peculiares que denunciam as formas de apropriação do espaço ao longo do tempo, com a consequente ocupação do interior do lote.

© Ricardo Santos

O acesso à casa é feito por duas ruas: A norte o acesso principal pela Rua Almirante Cândido dos Reis; e a sul o acesso de serviço é feito desde o Largo do Trem por um corredor especialmente estreito e alto. A profundidade do lote sugere-nos um pátio a meio que permite a entrada de luz natural e ventilação aos espaços interiores; O pátio ao nível do piso térreo, funciona como o novo centro da casa através do qual se inicia um percurso exterior entre os diferentes níveis.

© Ricardo Santos
Axonométrica
© Ricardo Santos

A escada exterior funciona como o elemento de ligação neste percurso que se inicia no pátio ao nível do piso térreo; seguimos o próximo nível para o terraço sobre a cozinha, onde encontramos o tanque; por fim, no último piso temos o terraço da cobertura que permite vistas sobre a cidade.

© Ricardo Santos

O programa está dividido por níveis: no piso térreo estão os espaços comuns; sala de entrada; sala de estar e cozinha; no primeiro piso estão os espaços dos quartos. Na cobertura o telhado de "tesoura" oferece mais um espaço com relação direta com o terraço.

© Ricardo Santos

Os materiais utilizados procuram uma simplicidade própria da arquitetura vernacular do Algarve; no piso térreo o pavimento em mosaico hidráulico está presente em todos os espaços; no primeiro piso o soalho em madeira de pinho para o pavimento dos quartos e no exterior a betonilha afagada de cor cinza está presente em todos os pavimentos e escadas exteriores.

As portas pintadas de vermelho denunciam a casa em ambas fachadas.

© Ricardo Santos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa ALM / Estudio ODS" [House ALM / Estudio ODS] 28 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786276/casa-alm-estudio-ods> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.